Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #262- A SIC devia fechar a emissão ao sábado?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

A SIC está numa fase menos boa em termos de audiências, depois do crescimento da TVI, é certo. Contudo, o tema desta “Segunda Opinião” não é, para já, esse, mas sim a falta de preocupação que o canal tem mostrado em melhorar a programação. Concentremo-nos apenas nos sábados, que são o dia em que a SIC podia fechar ou transmitir imagens de um rio a correr.

“Alô Marco Paulo” é a aposta do canal para as manhãs, atualmente em regime de reposição. O formato nunca se mostrou muito relevante em termos de conteúdos, mas as audiências dizem que até resulta, pelo menos vence a concorrência da TVI na maioria dos fins de semana. Esperando que Marco Paulo recupere de todos os problemas de saúde, é necessário a SIC alterar um pouco os conteúdos do formato e dar-lhe um novo fôlego. Uma outra hipótese seria apostar num novo programa, com novos apresentadores, e que trouxesse novidade.

"Terra Nossa" é o salvador da SIC sempre que é preciso ocupar um horário | Foto D.R.

Depois do “Alta Definição” e do “E-Especial”, a SIC entra novamente no buraco. Com o fim do “Caixa Mágica”, de Fátima Lopes, o canal decidiu ignorar quase por completo o horário da tarde, dando espaço à TVI de crescer. “Olhá SIC” e emissões especiais já preencheram o horário, mas não se entende porque o canal dispensa investir naquele período, fundamental para vencer o dia e dar boas audiências ao “Jornal da Noite”. É aqui que a SIC poderia fechar e emitir imagens de um rio a correr. Os filmes fazem falta à programação dos canais e, sim, do ponto de vista financeiro podem não ser as melhores apostas, mas as audiências poderiam ser mais positivas do que os 10% de share que o canal já registou.

Leia também: "Segunda Opinião" #261- Tânia Ribas de Oliveira e a leveza do “A Nossa Tarde”

Chegamos assim ao horário nobre, onde o “Terra Nossa” continua a ser aposta sempre que a SIC tem um buraco na programação. Além disso, o canal tem emitido as suas novelas que durante a semana já perdem e continuam assim ao sábado. Depois de “A Máscara”, a estação de Paços de Arcos deixou de lado as suas noites, tal como fez a TVI depois do “Dança com as Estrelas”. Não se entende o porquê da decisão, visto que sempre que os canais emitem formatos “diferentes” ao sábado, conseguem melhores números. Quem ganhou com a decisão foi o “Taskmaster” da RTP1.

A SIC continuará a perder nas audiências se não “se mexer”. A TVI tem a fórmula do sucesso pronta, que é como quem diz o “Big Brother” e outros reality shows, e o canal 3 precisa de mudar e inovar para derrotar o canal de José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários