Últimas Notícias

“Segunda Opinião” #275- As mudanças no "Estamos em Casa"

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

A 18 de janeiro, Andreia Rodrigues assumiu as tardes de sábado da SIC com o “Estamos em Casa”. Este programa não é inédito, estreou em 2021 nas manhãs de fim de semana e tinha como premissa ter um apresentador diferente em cada emissão. Depois de cerca de 1 ano e meio em antena, o formato acabou e este ano Daniel Oliveira pensou que seria bom trazê-lo de volta para os sábados à tarde, com uma anfitriã fixa.

Na “Segunda Opinião”, “Estamos em Casa” já foi tema de conversa e referi que este seria talvez um dos piores presentes que um marido ofereceu à sua esposa, dar-lhe um programa (praticamente) condenado à morte. Pois bem, vim engolir parte da minha afirmação, porque a minha opinião, quase três meses depois, mudou. Na altura, defendi que o formato deveria ganhar um novo cenário e não utilizar o mesmo da “Casa Feliz”. A verdade é que Diana Chaves e João Baião ganharam, recentemente, uma nova moradia e Andreia Rodrigues conseguiu um cenário inédito para o seu programa (com umas partes recicladas do daytime do canal, mas só repara quem é tem bom olho, como eu, claro).

O novo cenário trouxe identidade e conforto ao “Estamos em Casa”. Aquele é o programa da Andreia Rodrigues e não um “programa qualquer” feito no cenário da “Casa Feliz”. Excelente decisão da SIC e é por aqui que a minha opinião começou a mudar. A juntar a isso, o vespertino ganhou mais sentido, com um alinhamento mais interessante e conversas mais pertinentes – tinha a sensação de que antes eram convidados “só porque sim”. Além disso, a tertúlia de comentários ao “Casados à Primeira Vista”, que tem Filipa Torrinha Nunes, Laura Quintas e Bruno Santos é interessante e dá oportunidade de vermos também comentários à experiência social.

Andreia Rodrigues é a apresentadora do "Estamos em Casa" | Foto D.R. 

O facto de o programa ser gravado continua a dividir a minha opinião. Por um lado, a dinâmica não muda em relação ao direto, por outro, penso que daria mais “vida” ao formato, quem sabe, adicionar-lhe umas reportagens pelo país. Ainda assim, penso que, em termos de convidados, o “Estamos em Casa” poderia ser prejudicado se fosse em direto, porque nem todos iriam aceitar o convite para serem entrevistados – menos as caras exclusivas SIC, essas teriam de ir, à partida.

Quanto à Andreia Rodrigues, está cada vez mais na sua “praia” e as mudanças no “Estamos em Casa” parecem ter-lhe dado uma energia extra. É bom ver profissionais motivados, felizes e, acima de tudo, com oportunidades. A SIC segue o mesmo problema da TVI, com a aposta contínua em três ou quatro apresentadores, mas foi bom terem dado o desafio a Andreia Rodrigues, que já tinha experiência em daytime.

As audiências não são fantásticas e o "Estamos em Casa" continua a ter dificuldades em impor-se. Porém, acredito que, com o tempo, os números subam, até porque a TVI insiste em apostar em "A Sentença" e "Quero o Divórcio!" a tarde toda e, até que assim seja, vai começar a cansar os espectadores e a SIC pode "lucrar" com isso. Na RTP1, "Estrelas ao Sábado" e, mais recentemente, "Chefs da Nossa Terra" tem sido uma boa alternativa e lideram, o que mostra que os espectadores querem formatos leves aos sábados. 

Por: Filipe Vilhena



@filipevilhena.7 Voltamos ao "Estamos em Casa" da SIC na "Segunda Opinião" 😄 #sic #estamosemcasa #andreiarodrigues #casados #casadosaprimeiravista #segundaopiniao ♬ som original - filipevilhena.7

Sem comentários