Últimas Notícias

“Segunda Opinião” #276- O programa do Toy

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
 

Foi dia 3 de maio que a TVI estreou o “Só Rir”, um programa de apanhados apresentado por Toy, que tinha como objetivo trazer alegria às tardes de sábado do canal, que são de fazer chorar as pedras da calçada, com o “Por um Triz” a mostrar acidentes, dois episódios de “A Sentença”, “Quero o Divórcio” e duas horas de segmentos dedicados ao “Big Brother 2025”.

Antes da estreia, a primeira pergunta que fiz foi: Porquê o Toy? Sobre esta eu já reflito, mas vamos a outra. Que horário a TVI iria escolher para o “Só Rir”? Até ver a programação, considerei sempre que Toy foi chamado para a TVI poupar “A Sentença” e diminuir as horas aos sábados de formatos de simulação de tribunais. Porém, afinal a previsão estava errada e foi o “Última Hora” do “Big Brother 2025” a sair da grelha. Defendo que diminuir as horas dedicadas ao reality show foi uma boa iniciativa, mas, sinceramente, não desgastar “A Sentença” seria melhor.


Para já, é preciso desmistificar este programa de apanhados. O formato traz-nos apanhados do Brasil, do “Programa Sílvio Santos”, do SBT, as “pegadinhas”, que não são mais do que “partidas” feitas a cidadãos na rua. O humor está presente nas mais diversas situações encenadas pelos atores. É um conceito interessante, mas seria expectável que os apanhados fossem feito em Portugal e não “importados” do Brasil. Contudo, este tipo de programas exige um orçamento que o canal 4 não quer despender. Porém, o que deixa a desejar são as situações e tentativas de humor de Toy. A TVI vive muito no passado, principalmente desde que José Eduardo Moniz voltou e, portanto, traz novamente a dinâmica de apanhados que Nuno Graciano fazia na SIC e que acaba por ser forçado e com pouca piada.

A escolha de Toy foi surpreendente, mas talvez uma tentativa da TVI “agarrar” alguns fãs de “Taskmaster”, da RTP1, e que gostam do humor do cantor. A comprovar-se, foi uma tentativa um pouco falhada e penso até que este formato seria mais bem entregue a uma dupla de apresentadores da estação. A TVI tem anfitriões sem projetos, como Iva Domingues, Maria Cerqueira Gomes e Ruben Rua (se bem que acho que o apresentador não volta ao canal) e seria divertido vermos a interação de duas caras do canal. Apesar disso, Toy mostra-se empenhado no trabalho que lhe foi dado e é preciso reconhecer este ponto. Tem graça natural e muitos fãs que o acompanham. 

As audiências não foram excelentes e, de todas as recentes apostas da TVI, “Carlitos e Henriqueta”, “Star Pak”, “Vai Direto” e “Os Batanetes”, "Só Rir" foi a que ficou mais aquém das expectativas. Porém, é preciso dar os parabéns à TVI por apostar em humor e dar alguma luz à sua programação, carregada de drama, seja nas novelas, nos programas de simulação de tribunal ou nos reality shows.

Por: Filipe Vilhena

@filipevilhena.7 O Toy tem um programa de apanhados na TVI com pegadinhas do programa de Sílvio Santos, no SBT! É o tema da "Segunda Opinião". #toy #sorir #tvi #pegadinhas #silviosantos #sbt #tvi #brasil ♬ som original - filipevilhena.7

Sem comentários