Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #264- Miguel Vicente deveria ter sido expulso do Desafio Final

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

A TVI continua a transmitir o "Secret Story – Desafio Final", que mais parece um “campo” de guerra nas últimas semanas. As edições que reúnem ex-concorrentes são sempre mais “intensas” e com “mais guerras”, uma vez que os concorrentes já se conhecem e acabam por trazer para jogo situações passadas e/ou que aconteceram na “vida real”.

Nos últimos reality shows da TVI, as discussões, os gritos e as guerras têm sido muitas e cada vez mais intensas e os limites têm sido discutidos nos segmentos dedicados aos programas, assim como nas redes sociais. Já tivemos muitos concorrentes a ser sancionados por diversas atitudes, mas a verdade é que os “castigos” parecem variar consoante o concorrente e as audiências.

Em 2010, Vítor Rangel foi expulso do “Secret Story 1” por atos de violência para com Ana Isabel. Já em 2016, no “Secret Story 6”, Helena Isabel não foi expulsa por ter agredido Cláudio Alegre, mas sim nomeada “à parte” e seria o público a decidir se ficaria ou seria expulsa (acabou por vencer o programa). Este é apenas um exemplo de “dois pesos e duas medidas”. Recordemo-nos de Ana Catharina, no “Big Brother 2020”, que se recusou a nomear e recebeu como castigo uma nomeação direta. Já no “Big Brother 2024”, Jacques Costa foi expulsa por não querer nomear.

Miguel Vicente dá banho a Tiago Rufino | Reprodução TVI

A verdade é que são edições diferentes, anos diferentes e os interesses da produção são diferentes. Estamos a falar de um canal privado, que vive de audiências e cujos reality shows são um dos “motores” da programação. Porém, não podemos deixar de reconhecer que a produção destes programas da TVI não é perfeita, mas sempre que decidiu expulsar um concorrente foi justo. Um dos momentos mais recentes foi quando Catarina Miranda foi expulsa do “Big Brother 2024” depois de partir um copo, cujos estilhaços acertaram em Gabriel Sousa.

O ponto é que cada vez mais a produção vai permitindo se façam coisas como aproximar a cara de outra pessoa, gritar ao ouvido e atirar água. Os limites vão sendo “esticados”. Se a TVI fosse expulsar todos os que fazem estas e outras coisas menos aceitáveis, certamente os reality shows acabavam antes do previsto, mas há que ter pulso firme. Por exemplo, se tivessem expulsado o primeiro concorrente a molhar propositadamente e em forma de vingança outro colega, no dia 16 de fevereiro de 2025 não teríamos Miguel Vicente a atirar uma panela cheia de água a Tiago Rufino e a ficar apenas nomeado (aliás, ficaram os dois).

Tudo aconteceu no Secret Story – Desafio Final e, sim, Tiago Rufino picou o colega de casa anteriormente, mas nada justifica que uma pessoa, que teve tempo de pensar, encha uma panela de água e atire para cima de outro colega que está a cozinhar (em contacto com um tacho quente) e que estrague material técnico. Se isto é punido apenas com uma nomeação, abre o precedente para que seja “normalizado”. E lembram-se? Tudo começou com umas pingas de água que João Ricardo lançou, com maldade, a Diogo Alexandre no “Secret Story 8”.

Não quero imaginar o que virá por aí, mas entendo que Miguel Vicente não foi expulso foi ser um dos “motores” do programa e por não ter magoado o colega, contrariamente a Catarina Miranda, que também era protagonista do jogo, mas que magoou Gabriel Sousa. Porém, também o algarvio devia ter sido expulso e colocava-se este limite: ninguém tem de molhar ninguém como forma de jogo. Não faz sentido. Nem molhar, nem cuspir, como fez Leomarte Freire no “Secret Story 8” e que também deveria ter sido expulso.

Por: Filipe Vilhena




@filipevilhena.7 Miguel Vicente deveria ter sido expulso do "Desafio Final"? #sstvi #desafiofinal #miguelvicente #tiagorufino #fyp #segundaopiniao ♬ som original - filipevilhena.7

Sem comentários