Últimas Notícias

SIC com novelas e SIC Novelas – Segunda Opinião

Edição #284 | Por Filipe Vilhena
 

A ficção continua a ser uma das principais “armas” da SIC para combater as apostas da TVI. A título de curiosidade, neste momento, durante um dia, de segunda a sexta-feira, são emitidas 9 novelas na estação de Paço de Arcos.

É um número elevado, tendo também em conta que estes produtos se concentram, na sua maioria, durante toda a tarde e em horário nobre. Depois do programa “Júlia”, a SIC transmite “Amor Eterno” e “Força de Mulher”, novelas turcas e inéditas. Ainda durante a tarde, chegam as tramas brasileiras em reposição, “A Dona do Pedaço” e “O Outro Lado do Paraíso”. A fechar a tarde, a trama inédita “Êta Mundo Melhor”. Já depois do “Jornal da Noite”, chegam as novelas portuguesas e inéditas “Vitória” e “A Herança”, com “Nazaré” e “Terra Brava”, repetições, a ocuparem as madrugadas.

O primeiro ponto a ser destacado na programação da SIC, em termos de ficção, é que temos imensos produtos que se concentram durante toda a tarde e noite, o que torna mais “pobre” a oferta da estação. Porém, é de realçar que, pelo menos, as novelas são diversificadas - temos ficção turca, brasileira e portuguesa – apesar da aposta em várias reposições. O que é realmente um ponto menos bom, é que a grelha do canal 3 “sobrevive” de novelas, informação e dois talk shows.

Leia também: Queremos mais segredos e missões no “Secret Story” – SegundaOpinião

Apostar em ficção “de fora” durante toda a tarde parece mais fácil porque exige – imagino – menos tempo e dinheiro investido do que pensar noutros formatos, como concursos e até ficção produzida em Portugal. Seria interessante a SIC fazer diferente da TVI que, apesar de ter alguns programas durante a tarde, aposta no “TVI Jornal” e no “TVI Em Cima da Hora”, uma dupla informação, seguida de dois episódios de “A Sentença”, o “Soma e Segue” e dois programas dedicados ao “Secret Story”.

Se o canal 3 quer vencer, tem de mudar um pouco as suas tardes e deixar de pensar que, em algum momento, todas as novelas vão resultar e roubar a liderança às “duplas” da estação liderada por José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira. Deste modo, falta, pelo menos, uma aposta diferente nesse período que possa ocupar o lugar de uma destas novelas – principalmente das repetições – e afirmar-se um produto sólido para prender o público e vencer a TVI. Já em horário nobre, a ficção tem conseguido destacar-se e o trabalho deve ser mantido.

Existe um canal chamado SIC Novelas, que transmite ficção o dia todo e, assim sendo, a própria SIC torna-se, em parte, concorrência porque faz o mesmo. Também outros canais, como a SIC Mulher emitem produtos do mesmo género. Seria bom que as diferentes estações do mesmo grupo não “roubassem” espectadores entre si. Se, por um lado, pode agradar a diferentes públicos, por outro, e porque as audiências da televisão são cada vez menos, pode prejudicar alguma das partes.

Sem comentários