“Segunda Opinião” #273- “Star Park” e “Carlitos e Henriqueta”
![]() |
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
Depois de semanas
de instabilidade na grelha, Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz parecem ter
acordado – talvez tarde, porque Daniel Oliveira prepara-se para gritar aos céus
e à lua que a SIC voltou ao primeiro lugar. As trocas de horários de formatos,
a redução da duração de programas e até “desaparecimentos” da grelha sem
explicação já foram abordados pela “Segunda Opinião”, onde é destacado o
período em que a TVI apostou em três episódios de “A Sentença” durante a tarde dos
dias úteis e na saturação do “Big Brother 2025”, que também servia para ocupar todos
os “buracos”.
O canal
decidiu lançar para a mesa cinco programas de humor, para aliviar uma
programação recheada de simulações de tribunal e discussões de 22 pessoas
fechadas numa casa na Malveira. “Carlitos e Henriqueta”, criada por Francisco
Abelha, é uma série de comédia que nos mostra dois alunos do ensino primário com
intervenções bastante fora do comum e que deixam a professora “em nervos”. A
produção conta com Flávio Gil, Rita Correia de Melo e Susana Mendes.
A sinopse remete-nos imediatamente para “As Lições do Tonecas”, mítica série da RTP, de 1996, que contava com Luís Aleluia e Morais de Castro. E até aqui tudo bem, não é inédito termos inspirações e já assistimos em “Malucos do Riso” (SIC, 1995) e “Batanetes” (TVI, 2004) à aposta na premissa de uma sala aula com alunos mal comportados e que respondem à professora. “Carlitos e Henriqueta” traz-nos isso e revelou-se uma série interessante, descontraída e divertida, adaptada aos tempos atuais. Foi muito interessante assistir a este produto, porque é diferente do que temos na televisão e a TVI arriscou. As piadas e os diálogos são divertidos, os atores foram bem escolhidos, mas o canal falhou, ao escolher o horário da produção (pelo menos o da estreia). “Carlitos e Henriqueta” estreou às 21:55 horas de sexta-feira, entre o ‘Especial’ do Big Brother 2025, conduzido por Maria Botelho Moniz.
![]() |
Diogo Amaral e Pedro Teixeira no 'Star Park' | Foto D.R. |
É verdade, o canal de Queluz de Baixo iniciou o programa dedicado ao reality show, interrompeu Maria Botelho Moniz, emitiu a série e voltou ao ‘Especial’. Com esta decisão, a TVI demonstra o “medo” de perder as audiências e também a falta de confiança na série de comédia. Temos aqui várias hipóteses de horários, mas certamente “enrolar” “Carlitos e Henriqueta” entre o “Big Brother 2025” não foi positivo. A produção poderia ser emitida logo após o “Jornal Nacional”, pelas 21:30 horas, uma vez que é uma série familiar. Porém, a verdade é que esta aposta ficaria bem entregue nas tardes dos dias úteis.
Também na
TVI, já estreou ‘Star Park’, com Pedro Teixeira e Diogo Amaral. O programa
junta três equipas de famosos (ou não, porque o Gonçalo Pitaça é só um amigo de
Tiago Teotónio Pereira) para cumprirem desafios num parque de estacionamento. Rita
Pereira e Marta Melro e Iva Domingues e Sílvia Rizzo foram também aposta neste
primeiro episódio.
Na estreia, destacar o papel descontraído de Diogo Amaral, na sua primeira experiência enquanto apresentador. Pedro Teixeira esteve bem e o formato mostrou-se descontraído. Os gritos e o barulho “de fundo” foram um dos pontos negativos do programa, que, ainda assim, conseguiu trazer alegria às noites da TVI. O canal decidiu apostar num formato familiar para os sábados e essa aposta deveria continuar, porque a estação de Queluz de Baixo, quando não tem um programa de sábado à noite, transmite especiais nada especiais do ‘Especial’ do “Big Brother”, galas sem grande conteúdo ou aposta nas novelas dos dias úteis. ‘Star Park’ revelou-se certeiro para aquele período e deverá continuar. Espera-se que não seja “atirado” para mais tarde, porque este programa funciona bem logo após as notícias. Em termos de audiências, mostrou-se competitivo, ainda que os números sejam baixos, mas a televisão está a mudar e prender perto de 650 mil espectadores não é mau – enquanto a RTP1 transmite o “Taskmaster” e a SIC o “Tudo em Família”, que mantiveram próximos.
Abril deverá estar perdido para a TVI, que só com um milagre conseguiria recuperar as audiências. Porém, em maio, o canal tem a possibilidade de voltar a dar a volta aos números da SIC. As novelas, a informação e o "Casados à Primeira Vista" são os principais responsáveis pela liderança de Paço de Arcos.
Por: Filipe Vilhena
@filipevilhena.7 A TVI anunciou 5 estreias! Na "Segunda Opinião" analisei "Carlitos e Henriqueta" e "Star Park". #tvi #starpark #estreia #serie #tudoemfamilia #taskmaster #segundaopiniao ♬ som original - filipevilhena.7
Sem comentários