Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #250- "TVI Extra": A 'Passadeira' das 'Estrelas'?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
 

E porque um mal nunca vem só, depois da CMTV estrear "Noite das Estrelas", a TVI foi atrás e decidiu criar o "TVI Extra", um formato de comentários sobre a vida dos famosos. 

Para a apresentação do programa, o canal chamou Flávio Furtado. A escolha foi acertada, uma vez que o ex comentador d' "O Triângulo" está envolvido neste tipo de formatos há muitos anos. A verdade é que sempre havia sido comentador, mas Flávio já tem experiência de apresentador, após ter participado em várias emissões especiais na TVI ao longo dos últimos anos. A sua assertividade e cuidado a tratar dos assuntos têm afirmado a sua prestação, que é de longe melhor do que os seus colegas Maya e Rui Oliveira, da CMTV. Flávio consegue ser divertido e sério e a verdade é que capta a atenção do público. Infelizmente, está com alguns problemas a nível de saúde e foi substituído, provisoriamente, por Alice Alves, que se tem mostrado à altura deste desafio.

Quanto ao painel fixo, temos Cinha Jardim, Helena Isabel, Inês Simões, Weza da Silva e Bruno de Carvalho. Catarina Rito apareceu numa emissão, mas desistiu, alegando que "era uma peça errada [neste] puzzle", enfim, não é uma senhora de "cusquices", entendo. Nunca pensaram ver o nome de Bruno associado a um formato cor de rosa? Nem eu. Mas aconteceu e a verdade é que Bruno está a conquistar o seu lugar, apesar de muitos dos seus comentários mostrarem que se tem preparado pouco para as emissões. Quanto ao restante painel, foram óbvias as escolhas de Cinha, Helena e Inês, sendo Weza uma surpresa. E por falar em surpresas, como assim o Zé Lopes não está neste painel? Seria interessante que o Zé tivesse um novo projeto, mas a TVI parece querer continuar a associar a sua cara a reality shows, uma vez que o anfitrião comenta "Casamento Marcado" à tarde. Não podemos dizer que as escolhas foram totalmente surpreendentes, mas a verdade é que o grupo se tem mostrado unido e, das emissões que assisti, percebi que estão a ser moderados nos comentários, não fazendo grandes julgamentos - algo que acontece na CMTV e também na SIC, com a "Passadeira Vermelha". Ainda assim, é impossível ignorar o facto de que a Helena se acaba por se exceder em alguns comentários. 

Os cenários dos "Diários" de "Casamento Marcado" e "TVI Extra" são semelhantes | Foto D.R.

Ainda sobre os comentadores, há que dizer que nas últimas emissões a TVI testou Nuno Graciano e Bárbara Parada no painel e, no caso da ex concorrente do "Big Brother", tem corrido bem... já o Tio Careca prefere falar de si ao invés de comentar a vida dos famosos. Diria que este tipo de programas exige alguma fidelidade de comentadores, portanto, seria bom o canal 4 não tentar rodar muito o painel, caso contrário, poderá perder-se algum interesse. Um comentador convidado por emissão seria o ideal.

Em termos de cenário, vemos um "TVI Extra" semelhante a um "Extra" de um reality show da TVI (espero que não tenham ficado confusos). Não há grande inovação no cenário, mas o orçamento deveria ser apertado. O canal 4 aproveitou vários elementos do "Big Brother" e "O Triângulo" e construiu um novo espaço. O que faz alguma confusão é o número exagerado de plantas falsas presentes naquele estúdio. Por vezes penso que estamos a assistir a uma emissão do "Vida Selvagem", tal não é a quantidade de "verde" que ali está. Uma curiosidade, é que para além do cenário ser idêntico a antigos formatos, parte dele é utilizado para os "Diários" de "Casamento Marcado", com Mafalda de Castro. A crise chegou à televisão.

Em termos de audiências, vemos o programa perder para as novelas da SIC. A pouca promoção ao "TVI Extra" não tem ajudado, assim como algum cansaço dos espectadores a este tipo de formatos. Já temos um na SIC, na CMTV e, para além disto, várias rubricas nos programas da manhã e da tarde. Não se sabe se veio para ficar, mas com uma nova edição do "Big Brother" ou d' "O Triângulo", o formato pode parar ou ser adaptado, para dedicar comentários aos reality shows, como acontece agora (apesar de pouco tempo) com o "Casamento Marcado". 

Por agora, podemos dizer que esta é uma aposta fácil, de baixo orçamento e que vem apenas "encher" mais uma faixa da programação da TVI. Fazia falta em Portugal um "talk show noturno". Saudades do "5 Para a Meia-noite" nos seus tempos de glória.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários