Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #235- 12 personalidades que marcaram 2022 [Parte 1]

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Como já tem vindo a ser habitual na "Segunda Opinião", as duas últimas edições do ano são dedicadas à eleição das 12 personalidades que marcaram o período. Quem se destacou em 2022? Com base nos acontecimentos, apresentamos as nossas sugestões que, obviamente, podem variar um pouco consoante a opinião de cada um. A segunda parte será publicada a 29 de dezembro.


1- Eunice Muñoz





No passado dia 15 de abril, Portugal perdeu um dos maiores nomes da representação – morreu Eunice Muñoz, aos 93 anos. Tinha completado recentemente oito décadas de carreira. O Governo decretou um dia de luto nacional no dia do funeral da atriz. Nascida em 1928, a última aparição de Eunice foi na novela "Festa é Festa", onde contracenou ao lado de Maria do Céu Guerra. O seu percurso marcou gerações e marca a história da ficção e do teatro em Portugal.



2- Cristina Ferreira





É quase “obrigatório” colocar o nome de Cristina Ferreira nesta lista – penso inclusive que nunca houve uma edição onde não estivesse presente. Diretora, acionista, apresentadora e cara da TVI, nos bons e maus momentos. Os sites e revistas fizeram centenas de capas com a apresentadora ao longo de 2022. Este ano, Cristina Ferreira apresentou ainda várias edições do “Big Brother”, onde se destacou e onde deu também que falar diversas vezes.

3- Joana Marques





Um dos nomes mais conhecidos do mundo da rádio, que se destacou mais uma vez em 2022. Ela é "Extremamente Desagradável" na Rádio Renascença e foi motivo de conversa várias vezes em jornais, revistas e na televisão. Ao lado de Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves, fez dezenas de edições da sua rubrica (o podcast mais ouvido em Portugal), esgotou Coliseus com o “Extremamente Desagradável ao Vivo” e até apresentou o “Estamos em Casa” na SIC. Joana Marques lançou ainda o livro “Apontar é Feio”, foi a humorista de serviço dos “Globos de Ouro” (venceu, inclusive, um na categoria Personalidade do Ano Digital) e continua a todo o gás no "Isto é Gozar Com Quem Trabalha" e na rubrica da Visão “Elefante na Sala”.


4- Ricardo Araújo Pereira





Homem de talento reconhecido, Ricardo Araújo Pereira esteve este ano em destaque devido ao seu programa “Isto é Gozar Com Quem Trabalha". Polémico, inteligente e a salvação das audiências ao domingo na SIC. Um verdadeiro sucesso, que agita a esfera política e a ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que considerou que RAP deveria dar mais palco a André Ventura e ao CHEGA. Mais ainda, ERC?


5- Rita Pereira




A atriz voltou este ano às novelas em “Quero é Viver”. Para além da trama ser bem escrita e ter uma história interessante, com um elenco de luxo, a atriz conseguiu dar à sua “Maria” um toque especial e demonstrar, mais uma vez, o seu talento na representação. Os vários "jeitos" da personagem conferem à novela ainda mais qualidade. Além de “Quero é Viver”, Rita foi destaque em vários programas e emissões. Uma verdadeira estrela.

6- Fernando Mendes





Com o “Preço Certo”, Fernando Mendes conseguiu destacar-se mais um ano. Que o formato e o apresentador são um sucesso não é novidade, mas em tempos onde o público se desinteressa pelos conteúdos televisivos, o programa reinventou-se e manteve-se sempre no topo. A concorrência luta pelo segundo lugar, porque o primeiro, é de Fernando Mendes, Miguel Vital, Lenka, Mário Andrade e Teresa Medeiros. “Esssspetáculo”.


Sem comentários