Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #188 - Quintino Aires, o ressabiado

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

 Foi em setembro deste ano que Quintino Aires foi afastado da TVI, após proferir comentários polémicos. O famoso psicólogo, que já colaborava com o canal há vários anos, foi despedido após dizer num "Extra" do "Big Brother" que os concorrentes António e Bruno eram "bichas", entre outros comentários homofóbicos.

A ironia presente no meio disto tudo, é que o psicólogo já deu a entender que ele próprio é homossexual. Outra ironia, é que com tanta coisa absurda que já disse, é estranho só ter sido afastado do canal em 2021. Mas mais vale tarde do que nunca, já diz o ditado - e ainda bem que a situação não passou despercebida. Como boa 'Santa Casa da Misericórdia' que é, a CMTV já acolheu Quintino Aires, dando-lhe destaque no seu prime time como comentador. Com tanta rapidez na contratação, Quintino nem deve ter tido tempo para atualizar o currículo e ver as ofertas do Centro de Emprego.

Como se não bastasse toda a polémica da situação, Quintino Aires decidiu agora começar a criticar o canal. Citando mais um ditado, está a cuspir no prato onde comeu. E isso, por si só, já não é bonito. Imaginemos alguém que trabalha numa pastelaria e, ao final de vários anos, é despedido. Essa pessoa, descontente, começa a revelar as falhas que existem e a dizer que os bolos são congelados, que não se limpa a máquina de café diariamente, entre outras coisas. Aqui a situação é semelhante. Não sabemos exatamente se tudo o que Quintino é verdade ou não, mas independentemente disso, não é agradável. Imagino o que vai dizer quando sair da CMTV, ai ninguém o vai conseguir parar. 

O profissional participou também n' "O Amor Acontece" da TVI | Foto D.R.

Recentemente, escreveu no seu Facebook: "Sinto vergonha de ter trabalhado com aquela equipa", referindo-se à produção do "Big Brother". Na verdade, acho que deveria antes dizer "peço desculpa àquela equipa", porque ao longo de anos enquanto comentador de reality shows, foram várias as vezes em que disse o que não devia e foi desculpado e "ajudado" pela produção para não ficar com a imagem muito manchada. 

Numa entrevista à TV Guia, disse que era censurado pelo canal. Neste momento, só me ocorre pensar o que diria Quintino Aires se não fosse censurado. Nessa mesma entrevista, acrescentou: "Numa das edições anteriores [do ‘Big Brother’], uma das grandes zangas que tive com a produção foi quando pediram polémicas que achei que eram exageradas". O psicólogo dizia que a produção pedia polémica para manter vivo o formato. Nunca sabermos a veracidade destas afirmações, mas é certo que mais uma vez, o Quintino deveria estar calado. Para piorar, revelou ainda que o formato é manipulado. Quem é que ainda não sabia disso? É um programa de televisão, precisa de audiências e vai sendo "escrito" nesse sentido. Para além disso, se realmente era tudo tão manipulado, porque se manteve na equipa de comentadores vários anos? A manipulação rendia-lhe também uns euros. 

É triste pensar que existem pessoas que só se indignam e se revoltam, quando deixam de receber alguma recompensa. É pura vingança e ressabiamento. Talvez a psicologia explique isto. Mas é certo que Quintino Aires, é o ressabiado do ano. E por falar em prémios, a TVI podia já adiantar quando é que oferece a carta de despedimento também à Cinha Jardim. 

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários