Últimas Notícias

RTP2 estreia "A Terra do Extremo Norte"

Foto D.R.


Extremo norte da Europa: um dos ambientes mais extremos do planeta.

A região polar, onde a luz eterna e as trevas se revezam para desafiar toda a vida animal e vegetal, é um dos ambientes mais extremos da Terra. No inverno, as noites duram meses e os ventos terrivelmente frios varrem a paisagem árida. Mas esta região inóspita abriga animais e plantas notavelmente resistentes que evoluíram para sobreviver e prosperar em condições adversas. Estas espécies desenvolveram técnicas de sobrevivência verdadeiramente únicas para suportar a escuridão perpétua e descobriram novas formas de aproveitar o dia polar assim que o sol nasce.

Nesta série de dois episódios, acompanhamos o dia e noite polares, seguimos os caminhos dos seus habitantes enquanto eles nos conduzem por paisagens acidentadas, cheias de contrastes e beleza extasiante.

No 1º episódio: O Sol da Meia-Noite

Viajamos até ao maravilhoso mundo do dia polar no norte da Escandinávia. A norte do Círculo Polar Ártico, o sol dificilmente se põe no verão. Apesar da abundância de alimentos, os animais e as plantas enfrentam grandes desafios. O verão é breve, deixando pouco tempo para o surgimento da nova geração. Ininterruptamente, há um frenesi de crescimento, alimentação, caça. Mas a falta de sono, as pragas e a ameaça constante de predadores causam mal-estar e stress. O perigo mortal está lado a lado com a vida abundante, aqui, na terra do sol da meia-noite.

No 2º episódio: A Noite Polar

Vamos conhecer o mundo mágico da noite polar no norte da Escandinávia. No inverno, o sol desaparece por muito tempo ao norte do Círculo Polar Ártico, e a escuridão e o frio dominam a paisagem. Mas a natureza lida surpreendentemente bem com estas condições tão difíceis. As plantas e animais que aqui sobrevivem, fazem-no com uma ampla gama de competências que lhes permitem adaptar-se às condições extremas. E quando as luzes do norte dançam no céu escuro, a noite polar revela o seu encanto único.

Estreia: Terça, 16 de novembro às 16 horas, na RTP2.

Texto: RTP

Sem comentários