Últimas Notícias

RTP2 estreia "Austrália a Cores"

Foto D.R.
 

Um primeiro grande olhar à História australiana.

Quando a cor é aplicada aos filmes a preto e branco dos arquivos da Austrália, as filmagens ganham vida de uma forma nunca antes vista, inspirando um novo olhar sobre a história australiana. Esta série de quatro episódios revela filmagens familiares, registos caseiros e material de arquivo nunca antes visto para traçar como a Austrália se desenvolveu como nação.

Desde a filmagem mais antiga captada na Austrália em 1896, no Prince Alfred Park de Sydney, até o início da televisão a cores, em meados dos anos 1970, cada sequência foi cuidadosamente restaurada e colorida. O efeito é notável e traz à luz História que é simultaneamente icónica e profundamente pessoal, revelando a paisagem das nossas memórias coletivas.

Desde a fundação da Austrália moderna, quando seis colónias britânicas se uniram, até à chegada do explorador antártico Douglas Mawson, um dos primeiros heróis da nova nação, revivemos uma época em que Ned Kelly foi o primeiro herói do cinema; vemos alguns dos 250 mil homens que lutaram na Primeira Guerra Mundial, em cores ainda mais vivas; vemos a evolução do papel das mulheres na força de trabalho e a sua luta por direitos iguais, desde o direito a salário igual ao direito de beber em bares públicos e de não usar pantalonas para nadar.
A série espelha também momentos incómodos referentes ao tratamento e caracterização de indígenas e não brancos, traçando as mudanças graduais nessas atitudes ao longo dos anos de 1960 e 1970.

Da Política da Austrália Branca de 1901, ao slogan ‘povoar ou perecer’ dos anos 1940; dos protestos da década de 1960 até aos primeiros indícios do multiculturalismo moderno na década de 1970, a série revela ao longo das décadas como a Austrália encontrou a sua voz como nação.

A pesquisa foi meticulosa, incluindo a exatidão histórica das próprias cores, e cada sequência foi cuidadosamente selecionada. O resultado é uma notável e renovada visão da história que nos liga ao passado de uma forma única.

Estreia: Terça, 30 de novembro às 20:35, na RTP2.

Texto: RTP

Sem comentários