Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #132- "Valor da Vida": A ficção portuguesa precisa de mudanças?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Depois de "A Herdeira", a TVI apresenta uma nova trama para o período das 21h45. "Valor da Vida" conta a história de Artur (Rúben Gomes) e Carolina (Ana Sofia Martins), que não se conhecem, mas despertam no mesmo dia de estados alterados de consciência que os deixaram alheados da vida durante muitos anos.

A sinopse é desde logo confusa e alguns pormenores deixam a desejar. Por exemplo, como é que Artur não envelheceu em 20 anos. A TVI deixou escapar algumas falhas que comprometeram o entendimento do público. Contudo, a ideia da sinopse é interessante. Faz uma viagem entre passado e presente, com dois protagonistas misteriosos, que não se sabe de onde vêm e qual a sua ligação ao certo com os outros núcleos.Os diálogos da novela deixam por vezes a desejar, uma vez que pouco acrescentam à história. Há cenas desnecessárias e com pouco ritmo. A trama tem uma carga muito dramática, oposta a "A Herdeira", que tinha alguns momentos de humor. Maria João Costa aproximou-se dos diálogos d'"A Impostora"- a novela de António Barreira que não conquistou completamente.

Os atores da novela são, sem dúvida, o que a enriquece. O elenco brasileiro tem conseguido diversificar as caras da ficção da TVI. Destaque para Carolina Kasting, Thiago Rodrigues e Marcello Antony. Já Ana Sofia Martins voltou cedo demais ao protagonismo de novelas. Foi "A Única Mulher", logo se seguida "Ouro Verde". O público ainda a reconhece como a Mara, de 2015. A atriz devia descansar a imagem. Contudo, o canal de Queluz de Baixo conseguiu reunir atores que mereciam destaque em antena, fala-se de Silvia Rizzo, Isabel Figueiras, Dina Feliz da Costa e Susana Arrais. Já Rúben Gomes tem-se mostrado à altura do papel e será, certamente, aposta para outras produções.

Muitos dos atores d' "A Herdeira" transitaram para "Valor da Vida". Pedro Barroso, Pedro Hossi, Joaquim Horta, Isabel Valadeiro, José Condessa e Daniela Melchior. Continua a faltar na ficção portuguesa a aposta em outros rostos para as novelas. Os atores que passam diretamente de uma novela para outra acabam por desgastar a sua imagem e não dão espaço para o público se "habituar" à sua nova personagem.

Tanto na SIC como na TVI, o público das 21h45 desceu assim que terminou "Paixão" e "A Herdeira", respectivamente. Essa perda de público deve-se às histórias semelhantes que vemos de novela para novela, aos atores que não variam e ao facto de a ficção seguir uma linha. Assistimos à fase da aposta em atores brasileiros/angolanos nos elencos, às tramas feitas em dois ou três países e com temporadas. E o mercados dos canais privados é assim. Precisamos de mais diversidade. Os temas precisam de ser inovados. Além disso, perdemos os núcleos que traziam humor às novelas. Passamos a ter uma ou duas personagens parcialmente cómicas. A carga dramáticas das novelas é muita. Quem se lembra da Dona Manuela e da Dianinha de "Doce Tentação"? Precisamos apostar nestes núcleos.

Até agora "Valor da Vida" tem liderado. Os números cairam, comparando à sua antecessora, mas, tal como aconteceu com as novelas das 23h, a tendência é a queda de audiências. Atualmente temos a trama da TVI com 1 milhão e 200 espectadores diários. Na SIC, "Alma e Coração" está atenta e qualquer reviravolta na sua história pode torna-la líder.

Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"    

Sem comentários