Últimas Notícias

"Livro de Estante" #5 | "A Metamorfose", de Franz Kafka







Autor(a): Franz Kafka
Título Original: Die Verwandlung (1915)
Editora: Leya
Páginas: 93
ISBN: 9789896603069
Tradutor: Guimarães Editores


SOBRE O AUTOR:


Franz Kafka nasceu em julho de 1883 em Praga. Hoje em dia, o sitio onde nasceu é um museu sobre o escritor. É considerado um dos escritores mais influentes do século XX. Dominava cerca de 5 línguas (excluindo o alemão): Francês, Latim, Grego, Hebraico e Checo. Existe um asteroide batizado com o seu nome por um astrónomo fanático pelas suas obras. O asteroide passa pelo planeta terra a cada 523 dias.

Kafka pediu que todos os seus manuscritos fossem queimados a quando da sua morte, incluindo os não publicados. Esta obra, A Metamorfose, foi escrita em cerca de 20 dias no ano de 1912 porém, só foi publicada em 1915.

SINOPSE:


“Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto.» É assim que começa A Metamorfose, uma das mais emblemáticas obras de Franz Kafka, publicada originalmente em 1915. Nesta narrativa, o autor recorre à terrível metamorfose física e ao desespero da personagem para abordar os temas transversais a toda a sua obra: o comportamento humano, a impotência perante o absurdo e a frustração provocada por uma sociedade opressora e burocrática.”

Estive a pensar sobre que livro deveria escrever neste mês de setembro e, apesar do Verão (ou pelo menos as férias de Verão) estar praticamente a acabar, escolhi este livro por ser algo que se lê em nem 1h o que, nas férias, é algo bastante útil. Mas apesar de pequeno, este livro continua a ter grande impacto, como aliás é comum em Kafka.

Adorei este livro. A começar logo pela primeira frase: “Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto”. Normalmente, os livros começam sempre com a criação de uma espécie de clima para depois de apresentarem o conflito da história, mas este não. O leitor não tem opção a não ser aceitar e continuar a leitura para descobrir o que aconteceu depois.

Intrigou-me o facto de nunca sabermos o porquê de Gregor se ter transformado num insecto. Foi tratado como se fosse apenas uma espécie de doença, algo que talvez passa-se. Gregor nem se chegou a preocupar com a sua transformação preocupou-se apenas com duas coisas: o trabalho e a família. Todo o processo de explicação da história foi extremamente direto e frio principalmente como se tudo isso fosse normal.

Todo o enredo se centra em como a família Samsa se comporta e reage em relação à situação de Gregor. O que é vão fazer com um insecto gigante em casa? Como é que vão sobreviver? Gregor sustentava a sua família e era amado pela mesma até que deixou de ser “útil”, passou a ser desnecessário. Como é que Gregor vai reagir á vergonha, ao nojo, ao medo que o pai, a mãe e a irmã sentem dele?

O desespero só cresce durante a leitura. Muitos temas são tocados nesta história, a solidão, a vergonha, o conformismo perante as situações. No fundo, trata-se de um retrato da hipocrisia dos homens e da sociedade.

O que retiro deste livro é o seguinte: quando estamos disponíveis e damos algo a alguém, seja que coisa for, toda a gente se põe ao nosso lado. Mas se por alguma razão deixamos de o fazer, de satisfazer vontades ou mesmo estar presentes, facilmente somos esquecidos.


ONDE SE PODE COMPRAR?
https://www.fnac.pt/A-Metamorfose-Franz-Kafka/a720629

https://www.bertrand.pt/livro/a-metamorfose-franz-kafka/10892576

https://www.wook.pt/livro/a-metamorfose-franz-kafka/46100

Por: Raquel Branco

Sem comentários