Últimas Notícias

Proteção para Liliana, silêncio para Marisa – Segunda Opinião

Edição #278 | Por Filipe Vilhena

A atual edição do “Secret Story”, assim como Cristina Ferreira, tem sido alvo de críticas, depois da proteção a Liliana e da falta de posicionamento e silêncio em relação ao facto de Fábio ter tocado nas partes íntimas de Marisa sem o seu consentimento. Se espreitarmos as redes sociais, percebemos que poderá ter sido a “machadada” final na credibilidade do reality show e também da sua apresentadora, que é a diretora de entretenimento e ficção da TVI.

A produção, adotou a estratégia de “segue o baile”, que é basicamente ignorar assuntos que deveriam fazer parte da pauta principal do formato – e que já fizeram noutras edições, mas a guerra pelas audiências parece falar mais alto que os valores. Já Cristina Ferreira tornou-se numa apresentadora/comentadora/oradora motivacional, uma vez que, para além de conduzir o “Secret Story”, quer também dar a sua opinião e deixar mensagens e reflexões aos participantes – o que pode condicionar o seu jogo. Para quem assiste ao programa com atenção, é notório que a história de Liliana, Fábio e Zé (que nem é concorrente), é um dos motores da nova edição. O pedido de casamento em direto e o facto de terem deixado o ex-noivo fora do jogo foram situações que levaram um “empurrão” da produção. A juntar a isto, chamaram Zé para comentar e para estar presente nas galas, aproveitando bem o enredo para ganhar audiências. Foi tudo pensado e calculado.

No dia 8 de outubro, Cristina Ferreira referiu, após Raquel ter desvendado o segredo de Liliana: “A Liliana é uma miúda que fez ontem 24 anos, que terá as explicações dela para o que quer que seja. O que ela sentiu, nenhum de nós sentiu […]. É muito fácil apontar dedos, é muito fácil julgar e esta é a minha opinião e acho que a posso dar enquanto apresentadora de televisão”. Não sei se pode, parece-me que emitir uma opinião para dentro da casa pode condicionar a reação dos concorrentes. E não é isso que se quer (podia fazê-lo no “Dois às 10” ou só apresentar o programa e parar de comentar). Depois de ter aproveitado bem a história do agora ex-casal e do futuro casal, Cristina Ferreira adotou a postura de Santa da Malveira, empurrando para os espectadores a culpa pelas reações quanto à traição de Liliana: “Tenho muito receio do dia em que ela sair daquela casa, porque acho muito feio, acho mesmo muito feio, por muito que não se entendam as decisões dela, que se digam coisas ainda mais feias do que aquilo que ela fez”.

E se pensávamos que esta incoerência da produção e da apresentadora eram a cereja no topo do bolo, somos confrontados com o silêncio pelo facto de Fábio ter tocado nas partes íntimas de Marisa, com o objetivo de lhe roubar um ovo, que a concorrente tinha de defender após um desafio da ‘Voz’. O que está aqui em causa, não é a motivação de Fábio, todos percebemos qual era – roubar o ovo – o acontece é que não existe motivo forte para que alguém coloque a mãos dentro das calças de outro alguém sem consentimento. É só isto. E este ato deveria ter sido penalizado. Porém, Fábio é o novo amor de Liliana e a produção quer continuar a ver como tudo acontece. E assim sendo, o silêncio imperou, tanto dentro da casa, como fora, nos comentários, e alguns vídeos sobre o assunto, parecem ter desaparecido do site da TVI.

Ainda assim, o mais gritante foi, na gala de domingo, dia 12, Flávio Furtado ter condenado o sucedido e ter defendido a expulsão de Fábio e de todos os intervenientes no ato e Cristina Ferreira ter terminado logo com o assunto: “O episódio está esclarecido entre eles, está tudo certo”. Primeiro, não tivemos a polémica debatida e os concorrentes sancionados; segundo, contratar comentadores e só os deixar falar quando a opinião agrada, torna tudo pior.

O “Secret Story” e Cristina Ferreira estão a perder a confiança do público. O programa segue com uma interferência enorme da produção, que faz e acontece para proteger e calar assuntos. Já a apresentadora, até “desmentida” pela mãe de Dylan foi, uma vez que o concorrente esconde o segredo “os meus pais são milionários”, mas a familiar negou em direto: “Este segredo surpreendeu-me um bocado, porque eu não me considero uma pessoa milionária”. Está tudo dito, a partir do momento em que nem os segredos correspondem à realidade.

Sem comentários