Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #252- Io Appolloni Stanisic

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


Peguem no caderninho de receitas porque vamos falar de cozinha. Para o regresso da “Segunda Opinião” decidi deixar de ser tão “direto”, entrei numa fase mais “de bem com a vida” (como a Júlia Pinheiro) e agora só vou analisar pessoas que são "diretas".

A SIC estreou no passado dia 8 de outubro uma edição do “Hell’s Kitchen” com famosos, depois da última temporada com anónimos ser um fiasco tão grande como a roupa da Clara de Sousa nos “Globos de Ouro”.

E se no “Big Brother Famosos” o “ser famoso” era relativo, aqui temos mesmo celebridades a sério! Luís Lourenço Ortigão (aqui são dois concorrentes que decidi juntar em apenas um – Luís Lourenço e Lourenço Ortigão), Ana Garcia Martins, Diogo Amaral, Pedro Fernandes, Melânia Gomes, Ana Marta Ferreira, Cláudia Semedo, Noémia Costa, Francis Obikwelu, Luísa Villar, Pedro Granger e Io Apolloni foram os escolhidos para enfrentar os desafios do chefe Ljubomir Stanisic.

Do grupo, uma das pessoas que mais se destaca é Ana Garcia Martins, sempre divertida e animada. Além disso, tem sido muito bom ver Diogo Amaral e Lourenço Ortigão no formato. Contudo, quem mais se afirmava já abandonou a competição. Num programa culinário, descobrimos um dos maiores segredos da humanidade: Io Apolloni é mãe do chefe.

“Estão a pensar em alguma coisa para acompanhar o prego?”, perguntou Io. Diogo Amaral decidiu brincar e respondeu “carbonara”, ao que a ex concorrente disse: “Opa vai para o car**** pá”. Digam-me se esta não poderia ter sido uma resposta de Ljubomir Stanisic? Para além do sotaque, ambos partilham a personalidade mais direta que já vimos na televisão portuguesa – a par do Marco Paulo, que diz tudo o que lhe apetece.

Io Apolloni não é, mas poderia ser mãe de Ljubomir Stanisic | Foto D.R.

“Não me apetece muito cozinhar”, disse Io noutro segmento de um dos episódios emitidos. Faz bem, quem disse que num programa de culinária, ela tinha de cozinhar? E assim foi o trajeto da concorrente mais divertida e direta, que fez frente a Ljubomir Stanisic. A TVI deveria voltar com o “Pesadelo na Cozinha” e contratar a Io Apolloni, que certamente iria manter as audiências do chefe que agora ‘sta ni SIC’.

Quanto ao programa, apesar de ter perdido o ingrediente principal, revelou-se uma boa e descontraída aposta, com alguns momentos de tensão. A dinâmica mantém-se a mesma de temporadas anteriores, com anónimos, e o chefe continua simpático como anteriormente – só que não.

Em termos de audiências, “Hell’s Kitchen” começou na liderança, mas perdeu gás para o “Big Brother”. Passou de caviar a delícias do mar de um domingo para outro, mas ainda assim não se tornou um flop de audiências. Eu diria que um programa como este poderia ser transmitido sábado à noite, por exemplo, ou até nas tardes de segunda a sexta-feira da SIC – se não estivesse no ar “Casados no Paraíso”. Contudo, a ideia de que grandes programas vão para os domingos à noite continua a condicionar os canais privados, que acabam por desperdiçar a ideia de testar outros conteúdos em faixas onde poderiam igualmente ter boa receita publicitária.

Apontaram a receita no caderninho? Para a semana vamos aprender a fazer pudim flan. Estou a brincar, eu não sei fazer isso, no máximo ensino a misturar leite numa daquelas mousses de chocolate que já compramos pré-confecionadas.

Por: Filipe Vilhena


Sem comentários