Últimas Notícias

"Trivialidades" #8- Futuro artificial

Estreada a 02 de novembro de 2022, "Trivialidades" é uma rubrica mensal onde se discutem os mais diversos temas da sociedade. Artur Raposo assina este espaço.

Muito se tem falado da presença da inteligência artificial no mundo atual, da forma como se insere no mercado de trabalho e as consequências nefastas que poderá ter na destruição de empregos. Parece-me cuidadoso avaliar esta presença e os seus efeitos - positivos e negativos. Falamos do polo negativo e positivo, pois acredito, piamente, que temos de olhar “para os dois lados da moeda”.

Os medos em relação à inteligência artificial ou à tecnologia, num âmbito mais genérico, encontram-se inseridos na sociedade desde os primórdios da era industrial (talvez até um pouco antes). A substituição da mão de obra humana pela automação, podendo colocar em risco a própria sustentabilidade individual.

AI. Chat GPT. Nomes recorrentes que temos escutado. O último pertence a um grupo enormíssimo de plataformas que, em segundos, criam fotografias, textos, estratégias, providenciam informações, entre outras coisas. É tentador, assumo. A facilidade a curto prazo seduz-nos, o medo ao longo prazo de danificar seriamente o pensamento analítico assusta-nos.

O cérebro precisa de ser exercitado, mas será, igualmente, verdade que a necessidade adaptação do homem à tecnologia moldada por si mesmo, também poderá resultar num exercício bastante complexo. O homem sobreviveu à “prensa”, rádio, televisão, internet (?).

Mais do que sobreviver, reinventou-se. Espero, assim, que este evento resulte noutras tantas reinvenções, novas correspondências e formatos. Que todos os nossos medos não sejam materializados, mas que funcionem, como um farol que nos guie e impeça de ultrapassar determinados limites.

Que a inteligência artificial seja auxiliar e não concorrente. Expansiva e não diminutiva. Abrangente e não megalómana.
Por: Artur Raposo

Sem comentários