Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #248- O fim do "Em Família" e do "Caixa Mágica"?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

 A SIC e a TVI continuam a apostar em talk shows para as suas tardes de sábado. No início, as audiências ainda compensavam a aposta, mas esse panorama tem-se alterado. Será que é o fim do "Caixa Mágica" e do "Em Família"?

Estamos a chegar ao verão e, consequentemente, a uma altura do ano onde as audiências têm tendência a descer um pouco, porque os espectadores estão de férias/querem aproveitar os dias de sol e praia, ficando fora de casa até mais tarde. No último fim de semana o "Caixa Mágica" da SIC marcou apenas 2.3% de rating e 6.2% de share, com 221 mil e 300 espectadores. Já na TVI, o "Em Família" obteve 3.0%/8.8% e foi visto por 282 mil e 500 portugueses. A título de curiosidade, o "Estrelas ao Sábado" da RTP1 registou 3.4%/9.7% (329 mil e 200 espectadores).

Estes números são trágicos e mostram-nos que os portugueses já não se interessam pelas apostas das privadas ao sábado. Um pequeno à parte: não estou a incluir a RTP1 neste "bolo" porque as audiências com Isabel Silva aumentaram ligeiramente aquela faixa e porque o canal tem vindo a apostar em vários programas no período, enquanto a SIC e a TVI mantêm os mesmos. A verdade é que o "Caixa Mágica" e o "Em Família" tornaram-se repetitivos e cansativos com o tempo e isso nota-se nas audiências. 

Fátima Lopes apresenta o "Caixa Mágica" na SIC | Foto D.R.


De segunda a sexta-feira, as privadas emitem programas de manhã e de tarde, com conteúdos que têm de ser diversificados para atrair espectadores. Sobra pouco para manter a aposta em talk shows ao sábado, principalmente à tarde. As caras famosas são sempre as mesmas, os temas também e as rubricas pouco resultam. Fátima Lopes e a dupla Maria Cerqueira Gomes e Ruben Rua precisam de sair do ar e dar lugar a novos conteúdos. Não está a resultar a aposta em vespertinos ao fim de semana.

O público precisa de cinema. Será que a SIC e a TVI vão manter-se de braços cruzados perante estes resultados e passar a lutar pelos 6% de share a um sábado à tarde? A televisão está em queda e esta inércia não ajuda. Os sábados precisam de filmes, de concursos e de séries para a família. Entretenimento que faça sentido e não para encher 6h de programação, onde o público tem de aturar o Ruben Rua. Ninguém merece.

Enquanto isso, a RTP1 vai-se tornando competitiva, não porque subiu muito as suas audiências, mas porque as privadas têm vindo a perder espectadores e equilibram, desta forma, as contas.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários