Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #245- A noção é tudo, Alexandre Pais

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
 
Alexandre Pais é um jornalista português, que já dirigiu a jornais e esteve sempre muito ligado ao desporto, participando inclusive em vários programas televisivos. Atualmente é colonista do Correio da Manhã, numa rubrica chamada "Antena Paranoica".

No dia 1 de abril decidiu escrever um texto, "A Imagem é Tudo", sobre as gorduras de Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira, ambas apresentadoras da TVI. Alexandre Pais referiu que Maria estava a "desaproveitar" a sua oportunidade como apresentadora das manhãs do canal 4 porque tinha uma "imagem descuidada", "robusta" e "com tendência para aumentar o peso". No seu longo e abominável texto, descreve ainda a anfitriã de "Dois às 10" como alguém que "raramente usa roupas adequadas às suas características". Inicialmente pensei que o texto seria uma brincadeira de 1 de abril (Dia das Mentiras), mas rapidamente me apercebi que o jornalista tinha realmente essa opinião sobre Maria Botelho Moniz.

Já sobre Cristina, a crítica foi mais localizada - no sentido em que criticou gorduras localizadas. Para Alexandre Pais, Cristina Ferreira apresenta as Galas d' "O Triângulo" "exibindo" os seus "braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio".

No final do texto, em que crítica e deixa abaixo todo o conceito de "cada um sabe do seu corpo", termina com um "Acorda, Maria".

O texto foi publicado no Correio da Manhã (onde mais poderia ser?) e espelha tudo o que não se deve dizer e fazer. A liberdade de expressão não é um escudo que protege todas as pessoas de dizerem tudo. Há limites. Um deles é quando se comenta o corpo de alguém. Este texto demonstra que o estigma em relação ao corpo da mulher ainda existe e está bem vivo na nossa sociedade. No artigo, exclusivo para assinantes (ou seja, o CM ainda lucra com "aquilo"), vemos alguém a dizer que duas mulheres se tornam menos capazes para a sua função devido à sua imagem. A gordura de alguém não é fator a considerar quando se trata de avaliar um profissional.

 
Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz juntas no "Conta-me" | Foto D.R.

Maria Botelho Moniz merece sim o lugar onde está e o seu peso não decide absolutamente nada. Também os braços de Cristina Ferreira não demonstram se foi boa ou má escolha para a apresentação d' "O Triângulo". O que Alexandre Pais escreveu abre portas perigosas: estas mulheres poderiam ficar afetadas com as suas palavras e outras mulheres podem achar que precisam caber num 34 de calças para atingirem os seus objetivos.

Há tanto a dizer sobre este assunto, que se torna pouco este espaço. A mensagem que quero passar aqui é que o único peso que vai definir se uma pessoa é boa profissional, é o peso do seu trabalho e o quanto essa pessoa investe na sua formação e evolução. Infelizmente, existem muitos Alexandre Pais neste mundo e, pior, muitos a comandar empresas. Espero que a mãe, a tia ou as filhas (caso tenha) de Alexandre nunca passem por comentários semelhantes. Ou será que ele as obriga a fazer dieta?

Temos aqui um caso crónico de burrice, falta de respeito e humilhação. O jornalista que passou a PT com código de desconto na Prozis deveria perder a sua carteira profissional. Quanto ao Correio da Manhã, esperemos que Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira juntem forças para iniciar um processo judicial. A imprensa é livre, mas não tem de ser regida pela libertinagem. Haja paciência para estas pessoas "magras" de cérebro.

Cristina Ferreira reagiu ao assunto com uma foto em que surge com o braço levantado e alguns comentários na Gala d’ “O Triângulo”, que lhe valeram um aplauso de pé. Além disso, fez um comunicado no Instagram onde reprova o texto. Já Maria, apenas se manifestou no final do “Dois às 10” do dia de hoje, segunda-feira, após receber um ramo de flores de Cláudio Ramos – que a fez chorar.

Figuras públicas como Joana Marques, Catarina Furtado, Sónia Araújo, Inês Lopes Gonçalves, Carolina Deslandes ou Ana Garcia Martins reprovaram o texto. Muitos homens se juntaram a esta “luta” e no “Esta Manhã” houve uma nota de repúdio lida por Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto e Iva Domingues. 

Contrariamente ao que diz o jornalista, a imagem não é tudo, mas a noção sim. 

Não passarão.

Por: Filipe Vilhena


Sem comentários