"Força de Expressão" #73- A porcaria que as pessoas metem nas redes sociais
Força de Expressão é uma parceria com o Instagram de frases "@aforcadeexpressao". São pensamentos soltos que não cabiam no bloco de notas. |
Às vezes meto-me a pensar nesta "moda" de vir para as redes sociais dar opiniões sobre todos os assuntos e falar como se fossemos especialistas de saúde, religião, política, ambiente, entre outros temas. Parece que é obrigatório todos terem uma opinião sobre tudo e pior ainda quando fazem disso uma verdade universal.
É tão fácil escrever umas linhas num telefone e lançar o texto para o mundo. E eu acho que quem o faz, utiliza sempre o trunfo da liberdade de expressão, quando nem sempre podes dizer tudo aquilo que escreveste. Mas quer dizer que há limites? Sim, claro. Como em tudo na vida, a porcaria que muita gente mete nas redes sociais não deveria estar lá. E eu até acho que seria totalmente válido as pessoas simplesmente dizerem às vezes: "não tenho uma opinião sobre esse assunto" ou então "não pensei muito sobre, preciso refletir" em vez de escreverem o que lhes vai na cabeça. Porque depois geram interações negativas, comentários com ofensas e há sempre quem se deixe influenciar.Que a Internet não é um lugar seguro, já sabíamos, mas este mundo virtual é cada vez menos bom para a formação de ideias construtivas. Porque nem tudo o que está aqui é válido. Os famosos recebem milhares de ofensas por dia e há muito pouco (ou nenhum) controlo nesse sentido. Se é crime eu dizer a alguém na rua: "sua feia, morre", porque é que na Internet ainda é tolerável? "Ah mas são figuras públicas e é a opinião de cada um".
Será que na vida real as pessoas teriam mesmo coragem de dizer certas coisas? Duvido. E nem sempre são só famosos a receber maus comentários. Mas onde está limite? Quem o define? Quem o controla? Bem, muitas questões para um post só.
Por: @aforcadeexpressao
Sem comentários