Últimas Notícias

Algarve: AIPAR e Fundação António Aleixo em projeto de acolhimento familiar de crianças e jovens

Foto D.R.
 
A AIPAR- Associação de Proteção à Rapariga e à Família e a Fundação António Aleixo estão a mediar as candidaturas para o acolhimento familiar de crianças e jovens no Algarve.

Em comunicado, a AIPAR apela: “se pretende ser uma ‘Família de Acolhimento’ deve efetuar uma manifestação de interesse para participar numa sessão informativa sobre Acolhimento Familiar”. A sessão será realizada em data a combinar pelas partes envolvidas.

“O acolhimento familiar consiste na colocação temporária da criança/jovem em meio familiar estável, garantindo o afeto, bem-estar e o seu pleno desenvolvimento, sempre que for determinada a separação da sua família de origem”, explica a AIPAR.

Deste modo, "podem ser acolhidas crianças ou jovens, entre os 0 e os 18 anos, dando-se prioridade a crianças até aos 6 anos de idade, com medida de acolhimento aplicada pelo Tribunal ou CPCJ, existindo ainda, a possibilidade de acolher irmãos".

A AIPAR acrescenta ainda que “a ‘Família de Acolhimento’ deverá ser constituída por: pessoa singular ou duas pessoas casadas ou que vivam em união de facto há mais de 2 anos; duas ou mais pessoas ligadas por laços que vivam em comunhão de mesa e habitação; pessoas que não sejam candidatas a adoção nem tenham relações de parentesco com a criança ou jovem; pessoas com mais de 25 anos”.

Sem comentários