Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #244- Não "Vale Tudo", SIC!

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Depois do regresso aos domingos à noite, a SIC decidiu apostar em "Vale Tudo" diariamente (com o nome "Vale Tudo Especial"), para colmatar a subida da TVI no horário das 19h00, após a estreia de "Vai ou Racha".

A opção surpreendeu os espectadores, mas "Vale Tudo" estreou mesmo aos dias de semana, depois de cerca de 10 emissões ao domingo. E o que muda afinal nestes programas especiais do formato? A grande alteração é a presença de concorrentes anónimos. Recentemente a SIC fez um artigo no seu site a explicar que o "Vale Tudo Especial" tem uma carpete diferente e cores mais alegres. Obviamente isso confere ao formato muitas diferenças em relação às emissões de domingo (a ironia está presente neste parágrafo).

Em termos de audiências, a SIC conseguiu subir, mas a liderança continua do lado da RTP1 com "O Preço Certo" e a vice-liderança está segura na TVI, com o "Vai ou Racha", um dos últimos e únicos sucessos do canal 4. Esperava-se mais da SIC, estação líder em Portugal, mas a estratégia de Daniel Oliveira acabou por resultar em parte e esta deverá ser uma medida temporária, até à estreia de "Os Traidores".

Toy participou numa das emissões do "Vale Tudo Especial" | Foto D.R.

Ainda assim o programa de João Manzarra terminará esta temporada saturado e acredita-se que descanse por um bom tempo. O "Vale Tudo" tem sim muita piada, mas com uma emissão semanal. Diariamente o programa perde a graça e com concorrentes anónimos ainda mais. Não há nada de novo nestas emissões, que só desgastam um programa vencedor. 

No meio de uma confusão de novelas, a SIC deveria investir no período das 18h00 às 20h00 e preparar uma programação mais cuidada e apetecível. As tramas brasileiras deixaram de resultar e as trocas de horários são uma falta de respeito pelos espectadores. Não se sabe bem que novelas tem a SIC à tarde e muito menos se começam às 18h15 ou passaram para as 18h45 - estão sempre a mudar de faixa entre si, numa tentativa de agarrar mais 2 ou 3 espectadores.

A confusão reina nas generalistas, que perdem audiências diariamente. Atingir um milhão de espectadores é coisa do passado. O "meio milhão" é agora o mais comum e, se for em horário nobre, ter 900 mil espectadores já é excelente. As novelas têm argumentos cansativos e precisam-se de novidades. A maior queda de audiências foi, precisamente, na ficção e na informação. Não 'Vale Tudo', SIC!

Por: Filipe Vilhena


Sem comentários