"Segunda Opinião" #243- Big Triângulo Quinta dos Segredos
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
A TVI estreou no passado dia 26 de fevereiro aquele que prometia ser um reality show diferenciador e inovador em toda a sua forma. "O Triângulo" já deu muito que falar e eu, confesso, não o comentei mais cedo, porque ainda não entendi bem o formato.
"Tudo pode mudar e nada é o que parece". Foi assim que Cristina Ferreira descreveu o seu novo programa e a verdade é que é assim que descreve todos os "Big Brother" que apresenta, portanto, logo aqui, não temos novidades. Outra das coisas que foi dita sobre "O Triângulo", foi que este "não é um programa para se entender". Parabéns, aí acertaram. Até ao momento, o que sabemos deste reality show é que entraram e saíram concorrentes e assim tem sido. Já foram expulsos 11 concorrentes, alguns nem entraram na casa. De resto, as semanas têm sido preenchidas com divisões na casa (uns com privilégios e outros sem), treinos militares e desafios. Nada de inovador, mas pelo menos tem existido dinâmica.
O formato não tem, realmente, uma sinopse e já percebemos que ao longo do tempo vai ajustando isto ou aquilo para ver se resulta. "O Triângulo" é, claramente, um "Big Brother" sem rumo. Isso pode ser bom ou mau, mas ainda é cedo para avaliar. Por agora, o programa tem sido alimentado pelas polémicas do costume, mas tem tido menos ritmo do que os seus "primos" reality shows.
Em termos de concorrentes, a TVI fez um bom casting, mas pecou pelas apresentações repetitivas. Quando é que alguém se vai lembrar de inovar na forma como são apresentados os concorrentes? Isso prejudica o programa, uma vez que aquelas pessoas, por muito interessantes que sejam, são sempre mostradas da mesma forma que outros concorrentes. A polémica Alice Santos foi uma das escolhidas e destaca-se por isso - pelas polémicas. Felizmente há muito sol na casa, caso contrário ela ficaria com uma depressão e todos sabemos que isso é mau. Do grupo, destaca-se ainda Domingos Terra, Lara Moniz, Jandira Dias, Rafael Mota e Tiago Feliciano. Estes nomes têm potencial para dar jogo e ação à casa.
Alice Santos é uma das concorrentes mais polémicas | Foto D.R. |
Cristina Ferreira continua igual a si mesma na condução deste programa e torna-se uma mais valia para o formato. Já o 'Mestre' (ou 'Big' ou 'Voz'), podemos apenas dizer que é mais do mesmo e que, apesar do talento irreconhecível para "narrar" reality shows, a sua presença n' "O Triângulo" aproxima o formato de um "Secret Story" ou "Big Brother". Quanto aos comentadores, também temos os mesmos nomes, onde se destacam Flávio Furtado e Susana Dias Ramos nas Galas. Foi uma boa oportunidade a que deram a Susana em estar nas Galas, depois de tanto tempo a comentar estes formatos. E colocando tudo no mesmo saco, falo ainda de Mafalda de Castro e Alice Alves, também elas escolhas habituais e boas escolhas para a apresentação, mas que mostram que a TVI jogou pelo seguro.
Quem esperava um reality show surpreendente, é possível que tenha ficado desiludido com "O Triângulo". Mas a verdade é que quem esperava isso, não conhece ainda a TVI e Cristina Ferreira. Com tantas formas geométricas, o programa poderia ser "O Círculo", porque anda tudo à volta do mesmo: "Big Brother", "A Quinta" e "Secret Story - A Casa dos Segredos".
Por fim, as audiências do programa têm sido também um círculo - ou um "pau de dois bicos". Os "Diários" mantém-se razoáveis, os "Extras" estão 'no vermelho' e as "Galas" perdem para a SIC com o "Vale Tudo". Números que já vimos antes com o "Big Brother" e que mostram que afinal este programa não está a cativar tanto os portugueses como a TVI prometeu.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários