Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #241- Daniela na SIC, Idevor na TVI

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


O mercado de transferências da televisão voltou a ficar agitado. Foi anunciado recentemente a contratação surpresa de Daniela Ruah na SIC e Idevor Mendonça na TVI, depois de sair da RTP1. 

Comecemos pelas senhoras, apesar da contratação do ex-apresentador da estação pública ter sido anunciada primeiro. Daniela Ruah regressa a Portugal depois do fim da série internacional "NCIS: Los Angeles", que teve 14 temporadas. Depois da "Eurovisão" em 2017, a atriz volta à apresentação no formato "Os Traidores" (do original "De Verraders"). Com Daniela e um programa internacional de sucesso, a SIC eleva a qualidade da sua programação e da sua marca enquanto canal. 

Foi uma jogada de mestre chamar Daniela Ruah, num momento em que a televisão perde importância junto dos portugueses. O talento da atriz, aliado à sua carreira de sucesso nos EUA, traz um interesse maior para o audiovisual português. Como canal líder de audiências, a SIC precisa mostrar que está firme nesse posto e esta contratação reafirma isso mesmo, assim como a aposta n' "Os Traidores", um formato de sucesso em vários países. Como reality show, o programa pode ainda traz público da TVI para a estação de Paço de Arcos. 

Não parece que tenhamos Daniela Ruah a apresentar o "Domingão" ou a substituir a "Júlia", mas a aposta na atriz vai abrir, certamente, portas para a SIC a vários níveis, não só o que já aqui falei, mas também a nível de publicidade e interesse de outras marcas. A televisão precisa de agitação e mudança. 

Daniela Ruah foi uma das apresentadora da "Eurovisão" em 2017 | D.R.

A segunda contratação que aqui comentamos é a de Idevor Mendonça na TVI. Depois de dispensar Santiago Lagoá, apresentador do "Somos Portugal", o canal contrata o apresentador do "Aqui Portugal" da RTP1. O interesse em Idevor surge de forma meio inesperada, mas a verdade é que ele é um grande profissional, que merecia mais oportunidades - mas o Santiago também. Não se percebe bem esta "troca" de anfitriões, mas a TVI deve ter para Idevor Mendonça novos projetos. Com o "Triângulo" a começar, é quase inevitável pensar que o apresentador estará ligado ao reality show.

Espera-se que Idevor não seja apenas o apresentador do "Somos Portugal". Para isso, tínhamos o Santiago. Assim sendo, novos projetos devem ser entregues ao ex-rosto da estação pública. Apesar disso, não foi feita "grande festa" com esta nova contratação, o que pode significar que a TVI está à espera do momento certo para promover a sua nova cara.

A televisão ainda consegue ser uma caixinha de surpresas. Com mais ou menos intensidade, o público vai vibrando com um ou outro formato. Contudo, é preciso fazer mais e investir mais, fazendo diferente e bem. Veremos como se sairão estes (e outros) rostos recém-contratados. 

Por: Filipe Vilhena


Sem comentários