"Segunda Opinião" #239- "Vai ou Racha": O novo "Preço Certo"?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
A TVI estreou no passado dia 30 de janeiro o seu novo programa para os finais de tarde. Depois de uma "Rua das Flores" mal sucedida e de uma "Hora de Verão" mal sucedida ao quadrado, o canal decidiu apostar num game show.
Este programa traz-nos negociações, jogos, animação e prémios. Os concorrentes estão mascarados e Pedro Teixeira, o anfitrião, escolhe os candidatos. À partida, o facto de vermos pessoas com disfarces faz-nos lembrar o Carnaval (que está quase a chegar) e isso não é necessariamente bom - é estranho. A mecânica do programa é interessante, os prémios são razoáveis e os jogos acabam por prender o espectador. Até ao momento, vemos vários concorrentes mais jovens, o que pode ser uma forma de prender um público igualmente mais novo.
Um dos pontos mais negativos de "Vai ou Racha" são os gritos que se ouvem em casa do espectador. Ao longo da semana, esse "problema" parece ter melhorado, mas o formato tem imensos sons na pós-produção de palmas e, mesmo em estúdio, há muitos gritos e barulho. Não é agradável. Também Pedro Teixeira encarna Cristina Ferreira em alguns momentos, emitindo alguns gritos. Tudo parece alto demais em "Vai ou Racha". Talvez a TVI ache que assim capta mais a atenção do espectador, mas torna-se saturante tanto barulho.
O logotipo do novo programa das tardes da TVI | Foto D.R. |
A escolha de Pedro Teixeira para este programa foi acertada. Com provas dadas de talento, o apresentador esteve em "Apanha se Puderes" e "Mental Samurai" e é agora aposta de um novo concurso. Divertido e com a dose certa de emoção, Pedro Teixeira agarra a atenção do espectador em casa. Contudo, a sua presença diariamente em "Festa é Festa" há tanto tempo e agora em "Vai ou Racha" pode cansar a sua imagem. Colocar um ponto final na sua personagem em "Festa é Festa" seria arriscado, uma vez que "Tomé" é um dos principais, sobra então a opção de repensar a continuidade da novela, que já dá sinais de cansaço.
É inevitável comparar "Vai ou Racha" ao "O Preço Certo". As semelhanças estão lá, tanto no estúdio, como na dinâmica, até à voz off e à assistente Inês. A TVI lançou todos os dados com esta aposta e fez igual à concorrência. É um facto. Não deixa, ainda assim, de lhe ser retirado um pouco o mérito, visto que não é uma aposta totalmente inovadora. Contudo, todos sabemos que os canais privados vivem de audiências e, se resulta na RTP, obviamente uma estação como a SIC ou a TVI, querem algo semelhante. É preciso ainda reforçar que Fernando Mendes terá o mesmo valor, independentemente do sucesso de "Vai ou Racha" e ambos podem "conviver" no mesmo horário.
Numa semana de emissões, o saldo é positivo. Começou às 18h00, passou para as 19h00 e até foi chamado para a noite de domingo. "Vai ou Racha" pode ser o mais recente fenómeno de audiências da TVI. Apesar de não vencer a concorrência todos os dias, o programa tem elevado os resultados do canal. Espera-se que a estação não aposte sem controlo em "Vai ou Racha" e acabe por perder um bom produto.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários