Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #234- "MasterChef": A sobremesa ideal para os sábados?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
 

O canal 1 estreou no passado dia 26 de novembro a nova temporada do "MasterChef Portugal", praticamente um ano após a anterior. O programa volta com três novos chefes e concorrentes e promete novos desafios.

Os jurados e Chefes Marlene Vieira, Óscar Geadas e Vítor Sobral, que tiveram na anterior temporada um excelente desempenho, foram sucedidos pelos Chefes Pedro Pena Bastos, Noélia Jerónimo e Ricardo Costa. Estes chefs são, talvez, em relação aos anteriores, menos conhecidos do público televisivo, mas nem por isso menos talentosos. No primeiro episódio, os três mostraram-se um pouco contidos e tensos, o que é normal, porque certamente estariam nervosos. No segundo episódio, estavam muito mais soltos e à vontade. Foram excelentes escolhas, uma vez que conseguem trazer ao programa uma lufada de ar fresco com a sua personalidade única. O facto de existir esta "troca" nos jurados, é bem pensado pela RTP, que dá espaço a mais chefes para mostrarem o seu trabalho no programa e acaba por ser uma forma de surpreender o espectador. Com uma união clara, os jurados foram certeiros nas escolhas dos concorrentes e nos seus comentários. Existe uma ligação entre os três e os concorrentes, quase familiar, onde o gosto pela cozinha é a paixão em comum. A Chefe Noélia Jerónimo, revelou-se como uma mãe de todo o grupo, com a sua simpatia e proteção.

Nascida em Moçambique, a Sahima é muçulmana e vive em Odivelas | Foto D.R.

Quanto aos concorrentes, temos mais uma vez um grupo diferenciado e muito interessante. Para além das técnicas culinárias serem distintas entre os concorrentes, temos membros de várias idades e também etnias - o que é fundamental numa altura em que se discute cada vez mais a igualdade de géneros e raças. Os espectadores do "MasterChef Portugal" podem aprender e explorar novas receitas de vários países. Do grupo, destaca-se, à partida, Rosana, Sahima, Guilherme e Rita. Temos ainda o Alexandre, que para já assume um pouco o papel de "desestabilizador" do grupo.

Estamos ainda no início desta jornada, mas, até ao momento, as provas são semelhantes ao que estamos habituados. Não há muita margem para inovar, portanto este é um ponto em que manter o que está, é ótimo.

A estreia de "Masterchef Portugal" conseguiu 4,6%/10,5% (431 mil e 500 espectadores), números modestos, mas muito bons para os sábados da RTP1. É um horário familiar, que ganha muito por ter este programa, uma vez que a SIC e a TVI teimam em apostar em ficção ou programas sem grandes novidades. Esperemos que o formato consiga mais espectadores nas próximas emissões.

Por: Filipe Vilhena

Mensagem aos leitores: A "Segunda Opinião" vai de férias e regressa a 26 de dezembro. Mais uma vez quero agradecer a todos os leitores pelo apoio que mostram semanalmente à rubrica. As duas últimas edições de 2022, serão a 26 (como referi) e a 29 com as 12 personalidades que marcaram este ano (serão apresentadas 6 em cada edição, como habitualmente fazemos). Em 2023 regressamos logo no dia 2 de janeiro. Desejo desde já a todos um Feliz Natal, onde não falte a família, saúde e uma refeição - que nos tempos que correm são as coisas mais importantes.



Sem comentários