Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #233- O 'Agricultor' falhado

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


A SIC decidiu estrear mais uma temporada de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" nas suas noites de fim de semana para fazer frente ao "Big Brother 2022". Contudo, tal como na última temporada, as audiências não têm sido as melhores e o programa foi agora "atirado" para as 00h.

Tudo começou com o regresso anunciado da "grande aposta" da SIC, que outrora deu bastantes frutos (e legumes) ao canal. Andreia Rodrigues voltava aos comandos do programa líder de audiências, que iria fazer frente ao "Big Brother" de Cristina Ferreira. Desde o princípio, os mais atentos saberiam que este formato não iria ser suficientemente competitivo para o reality show do canal de Queluz de Baixo - alias, contra o "BB", a SIC não tinha nenhum formato à altura. O "Quem Quer Namorar com o Agricultor" estava a ficar desgastado desde a edição "Tudo por Tudo" e regressava passado cerca de um ano, sem novidades nenhumas - trouxe-nos novos agricultores, mas não havia nenhum fator inovador. Esse foi o principal motivo para as audiências falhadas de um formato que, anteriormente, fazia sucesso nas noites do canal 3.

Esta temporada apresenta-nos precisamente o mesmo que as anteriores. E já todos sabemos que as quintas e as herdades podem não ser realmente dos pretendentes e que há diálogos completamente encenados. As maravilhosas imagens do campo já não são suficientes para agarrar o espectador. Anteriormente, vimos a introdução de algumas novidades ao longo das temporadas, tivemos uma agricultora a entrar no programa, mas, agora, já vimos tudo o que havia para ver. E a minha questão é: há assim tanta gente a querer casar com agricultores e tantos agricultores solteiros? Não me parece verídico num país como Portugal, em que a agricultura tem tão poucos apoios financeiros do Estado, que tantos profissionais desta área queiram gastar dinheiro em casamentos.

A imagem de "Quem Quer Namorar com o Agricultor" | Foto D.R.

 
Perante a falta de audiências, a SIC foi arrastando o 'Agricultor' para cada vez mais tarde ao domingo, até fazer o pleno de colocar Andreia Rodrigues no ar pelas 00h15. Foi talvez o programa que perdeu mais importância numa programação nos últimos anos. No lugar do "Quem Quer Namorar com o Agricultor" o canal 3 apostou em "Terra Nossa". Os mais atentos à "Segunda Opinião" vão lembrar-se que escrevi há umas semanas que o formato de César Mourão era o "tapa buracos" da grelha.

Esta será, certamente, a última temporada do formato - pelo menos nos próximos anos. A SIC usou e abusou do programa, tal como a TVI faz com o "Big Brother", mas com a diferença de que o reality show do canal 4 sempre teve maior força. Neste momento, o canal 3 perdeu um dos seus trunfos para os domingos à noite. Diria que o 'Agricultor' resultaria bem se fosse emitido, por exemplo, apenas de segunda a sexta à tarde. A SIC copiou a TVI com os vários diários ao longo do dia, a 'Gala' ao domingo e isso desgastou ainda mais o formato - são muitas horas de emissão e imagens repetidas.

Neste momento, podemos concluir que a estação líder de audiências em Portugal tem mais um problema na sua programação: os domingos. Para além da ficção de segunda a sexta à noite, os sábados (com o "Alô Marco Paulo" e "Caixa Mágica"), há agora o problema dos domingos à noite. Prolongar o "Jornal da Noite", esticar o "Isto é Gozar com Quem Trabalha" e apostar no "Terra Nossa" estancou a diferença para a TVI, mas não impediu a derrota nas audiências. Se o canal 4 tivesse uma melhor estratégia para o "Big Brother" (que está muito repetitivo nas Galas), poderíamos ter aqui uma diferença ainda maior. Veremos se dezembro trará novidades na liderança das audiências.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários