Últimas Notícias

"Força de Expressão" #59- Maturidade

Força de Expressão é uma parceria com o Instagram de frases "@aforcadeexpressao". São pensamentos soltos que não cabiam no bloco de notas. 
 

Hoje quero falar sobre maturidade emocional. Segundo algumas pesquisas, este termo define-se como: "a capacidade de reconhecer as próprias emoções, analisá-las e controlá-las". Mas como se ganha afinal maturidade emocional? À priori, o primeiro pensamento seria "com a idade". Apesar de estar certo, eu diria que o fator principal são as vivências. Todos temos experiências diferentes de vida e há pessoas que conhecem dores e fraquezas que outros não conhecem ainda. Mas como sabemos afinal se somos emocionalmente maduros? Atenção, isto são considerações minhas, nada baseado em teorias filosóficas comprovadas.

1. Diria que ter empatia para connosco mesmos é o primeiro fator que nos pode definir como maduros emocionalmente. Temos de aceitar e respeitar as nossas tristezas, as nossas vontades e até os momentos de euforia. Além disso, temos de respeitar o nosso corpo.

2. Quem nunca ficou triste com os comentários dos outros? Uma pessoa madura emocionalmente consegue lidar melhor com a opinião alheia e não se deixa afetar tanto com comentários negativos ou depreciativos. Isto não quer dizer que uma vez por outra não fique mais afetada, mas no geral, temos de ser nós mesmos e ir pelo caminho que escolhemos.

3. A forma como lidamos com relações amorosas pode ajudar muito a perceber o nosso grau de maturidade. Pratiquem o desapego quando tem de ser. Deixem a pessoa ir se ela não vos faz bem (ou vice-versa, também temos de saber reconhecer quando o problema é nosso). Entendam que nada é para sempre, muito menos a dor de um relacionamento falhado. Outras pessoas virão, outros traumas virão e vida que segue. Parece fácil. Não é. Mas talvez seja mais fácil do que parece se tivermos mais maturidade emocional.

Sem comentários