"Segunda Opinião" #231- "Terra Nossa": O "tapa buracos" da SIC
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
Este programa foi inicialmente aposta para os domingos, mas a partir da sua terceira temporada, passou a ocupar os sábados. A partir daí, o formato começou a ser utilizado para "tapar" buracos na programação da SIC. "Terra Nossa" já foi emitido na primeira faixa de horário nobre, já passou pela segunda e até já serviu para tapar um ou outro "furo" às 00h00. O formato teve ainda várias repetições, que só ajudam a saturar a fórmula. O programa é divertido e cumpre o seu papel de entretenimento, mas é utilizado pela SIC como "boia" de salvação para os sábados, que são claramente o dia mais fraco em termos de oferta (e audiências).
"Terra Nossa" ocupa os sábados da SIC | Foto D.R. |
Durante estes anos no ar, o espectador menos atento, não entende se a SIC está a transmitir programas inéditos ou repetições. Nem mesmo o horário do programa é certo e este não tem o destaque que merece no canal de Paço de Arcos. "Terra Nossa" merecia melhor companhia à noite, se não apenas episódios de novelas que já dão durante a semana ou os “Agricultores”. A falta de investimento na programação de sábado da SIC já não é novidade, mas o canal líder de audiências em Portugal poderia apostar mais neste trunfo e criar uma programação mais sólida, que pudesse destacar ainda mais o "Terra Nossa" e César Mourão, que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque nos media, pelos seus projetos de sucesso, nomeadamente a série "Esperança".
A SIC conseguiu diminuir o interesse dos espectadores no "Terra Nossa", apesar dos seus resultados ainda serem positivos e o formato se afirmar como líder habitual de audiências. O número de episódios, repetições e compactos não é benéfica para o programa. O mesmo aconteceu com "Patrões Fora", cuja fórmula foi sendo esticada, até deixar de fazer sentido na grelha. Muitas vezes, as boas audiências não significam que está tudo "a correr bem". E este é apenas um exemplo na televisão portuguesa, de um formato de sucesso que vai sendo esticado.
O "Terra Nossa" não deve acabar, mas sim ser mais bem aproveitado. Atualmente, o formato é emitido depois do "Jornal da Noite", num horário mais sólido. Contudo, a seguir a programação deixa de fazer sentido. Valerá a pena ter um programa de sucesso e "esquecer-se" do restante horário nobre? O mesmo acontece na TVI com a "Festa é Festa". Os sábados precisam ser mais valorizados, porque o problema não é a falta de espectadores, mas sim a falta de apostas.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários