"Segunda Opinião" #230- Lili e Zé: O regresso esperado ou “desesperado”?
|
Os verdadeiros amantes da televisão já devem ter reparado que a TVI foi ao "sótão" e resgatou duas caras que já fizeram muito sucesso outrora. As "caras velhas" são agora aposta do programa "Em Família", para comentarem as notícias dos famosos. A esta altura (e até pela imagem promocional desta "Segunda Opinião") já devem ter percebido que me refiro a Lili Caneças e José Castelo Branco. Os ilustres comentadores voltaram melhores do que nunca: para além de não terem rugas (aposto que é milagre da vida e não plásticas), continuam com a sua peculiaridade característica. Sem pó, apesar de terem ficado na prateleira muitos anos, Lili e Zé voltam em grande ao canal, no formato de Maria Cerqueira Gomes e Rúben Rua.
"Aí! Não me Digas" é a nova aposta da estação para a faixa das 19h00. No passado sábado, Lili Caneças, José Castelo Branco, António Bravo (ex concorrente do "Big Brother") e Susana Borges (ex-jornalista e atual repórter do "Esta Manhã) juntaram-se para comentar os assuntos mais quentes da atualidade cor-de-rosa. Há que frisar que os quatro comentadores fazem-me lembrar os meus jantares no final do mês: só tenho um ovo, um tomate, maionese e cereais, mas junto tudo num prato, como e finjo que ficou bom. Quatro figuras que não imaginava juntas, mas que se tornam interessantes de analisar. Cada um com a sua personalidade, entregam-nos momentos hilariantes e até impensáveis para um programa das tardes de sábado.
Ruben Rua e Maria Cerqueira Gomes no "Em Família" | Foto D.R. |
Vamos por partes. Esta rubrica junta a excentricidade de Lili Caneças e José Castelo Branco, ao lado de uma Susana Borges imprevisível. No meio deste grupo todo, o António parece ser o mais calmo. Se funcionam? Depende da perspectiva. A verdade é que os gritos, as interrupções e os assuntos sem nexo são uma constante quando temos os quatro juntos. Até os apresentadores parecem ficar mais agitados e sem pulso para dominar a situação. No último sábado, metade do tempo de emissão do "Aí! Não me Digas" foi passada a falar da vida de Lili e Zé, e não dos famosos, como era suposto. Algo que pode afastar alguns espectadores. Por outro lado, para os fãs de ambos e da sua personalidade característica, este pode ser um bom momento de entretenimento.
Ainda assim, há que dizer que esta rubrica e a presença destes comentadores no formato não acrescenta muito à faixa das 19h00. Para liderar, esperava-se que a TVI apostasse noutras fórmulas e não em “velhas caras”. Além disso, um espaço de comentários à vida dos famosos, já foi aposta no “Hora de Verão” e não resultou. O público talvez gostasse de terminar a tarde com um filme ou uma série.
Num momento em que tudo conta no jogo das audiências, esta aposta poderá ter sido um ato de "desespero" de um canal que já tentou várias coisas para derrubar a SIC.
Sem comentários