Últimas Notícias

TVI aposta em coprodução de série internacional

Foto D.R.

Depois de “Pecado”, a estação de Queluz de Baixo está de volta às séries. A TVI e o Canal Brasil, em conjunto com o Ventre Studio e a Coral Europa estão a preparar uma série.

Com direção de Marina Person, a série junta atores dos dois países: as portuguesas Ana Sofia Martins e Dalila Carmo e os brasileiros Marco Nanini, no papel de João de Deus, Bianca Comparato, Karine Teles e Antonio Saboia.

Em comunicado, Cristina Ferreira, Diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, revela que “o canal está muito feliz por ser parceira nesta coprodução que ficciona uma história de impacto mundial e que terá duas atrizes portuguesas no elenco. Estamos ansiosos e expectantes com o início das gravações e com a certeza de que será um grande projeto”.

André Saddy, Diretor do Canal Brasil refere que “estamos muito felizes com este projeto conjunto do Canal Brasil com a TVI, Coral e Ventre Studio. A coprodução é um modelo trabalhado no mundo inteiro e firmar essa parceria para levar o conteúdo brasileiro para além do nosso país, atingindo um público ainda maior, vai ao encontro a todos os nossos objetivos”.

Segundo o comunicado emitido pela TVI, “a série de ficção, baseada em factos reais, conta a história de duas irmãs que chegaram a Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus, que protagoniza o maior caso de abusos sexuais no Brasil. Uma delas fica traumatizada com as violações, enquanto a outra se transforma numa fiel funcionária de João de Deus. O reencontro das irmãs faz avançar a história, que culmina num surpreendente plot twist”.

“Desde o início do desenvolvimento da série no Ventre Studio, pensamos na importância da dimensão internacional dessa história. Na ficção, essa ferramenta tão poderosa para se discutir o real, a perspetiva estrangeira se dá através das personagens portuguesas. Com a parceria do Canal Brasil, Coral Europa e TVI, estamos realizando uma das primeiras coproduções internacionais para séries independentes no país, uma prática cada vez mais comum nos territórios Europeus e Norte Americanos. A série se torna assim pioneira, tanto na forma e alcance de seu conteúdo, quanto na estruturação inovadora de negócio”, acrescenta Paula Cosenza, Produtora e uma das sócias do Ventre Studio.

“As três protagonistas na nossa série representam as mulheres reais que começaram o escândalo: Carmem representa a fé nos poderes de cura de João de Deus, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane, filha de Carmem, faz o papel de uma menina que só percebe que foi abusada após a fala de outras mulheres”, revela a Diretora Marina Person.

O canal de Queluz de Baixo acrescenta ainda que “a série conta com uma equipa de produção maioritariamente feminina, principalmente nas posições de liderança. Em ‘João sem Deus’, as principais decisões criativas e executivas são tomadas por mulheres. Para além disso, o projeto é acompanhado pela ‘Bem Querer Mulher’, uma iniciativa de acolhimento integral a mulheres que sofrem violência no Brasil e que tem uma intervenção na leitura dos guiões da série e presta apoio presencial no set, durante as filmagens das cenas mais delicadas”

Os decores da produção têm o apoio do “Cinema Verde”, uma iniciativa que visa reduzir o impacto ambiental causado pelas produções audiovisuais.

Sem comentários