Séries da RTP conquistam mercados internacionais
Foto D.R. |
A ficção da RTP está a ganhar cada vez mais visibilidade mundial. "Codex 632", "Motel Valkirias", "Cuba Libre", "Causa Própria" e "Operação Maré Negra" estão a conquistar o mercado internacional, comprovando o reconhecimento da qualidade crescente da produção nacional.Os conteúdos portugueses estão a ser procurados pelos mercados internacionais. Prova disso é o facto da Movistar Plus Internacional, Bavaria Distribution, Keshet internacional e Onza Distribution adquirirem os direitos de distribuição internacional e integrarem nos seus catálogos de vendas no mercado global as séries da RTP, conforme aconteceu na edição do MIPCOM que terminou ontem em Cannes.
Muitos dos projetos que já vimos na RTP correm neste momento o mundo, o que representa um marco histórico e de sucesso para a RTP ao colocar-se sobre o olhar atento dos operadores e plataformas de distribuição.
"Cuba Libre" é um dos exemplos, com os seus direitos a serem licenciados pela distribuidora israelita Keshet International. Esta é uma produção nacional da HOP! Filmes que reúne atores portugueses e estrangeiros e nos traz numa série de ficção histórica a extraordinária vida da portuguesa Annie Silva Pais.
Destaque também para os projetos que a RTP desenvolveu em coprodução: "Codex 632", a primeira coprodução com a Globoplay, está no catálogo da alemã Bavaria Distribution. O projeto nasceu da adaptação de um dos livros mais vendidos de sempre em Portugal da autoria de José Rodrigues dos Santos com a produção portuguesa a cargo da SPi.
"Operação Maré Negra" é outro dos projetos em grande destaque: a primeira coprodução portuguesa e galega a chegar à Amazon Prime Video, que retrata num drama épico a história do primeiro narcosubmarino intercetado na Europa, foi vendida para mais de 60 países através da Entertainment One: The Roku Channel (EUA e México), SBS (Austrália), AMC Networks International (América Latina), Telus (Canadá), TV+ (Turquia), Ziggo (Holanda), TVNZ (Nova Zelândia) e o canal FOX da Disney (Espanha). O mesmo acontecendo com Motel Valkirias, o thriller que junta numa coprodução luso-espanhola a RTP, CRTVG, SPi e CTV está a ser comercializado a nível mundial pela Onza Distribution e já foi vendida à Globoplay.
A lista de grandes projetos fica completa com Causa Própria, a primeira série de produção exclusivamente portuguesa a ser exibida na HBO Max, em Espanha e Portugal, bem como a integrar as aquisições estrangeiras da Movistar Plus Internacional, o maior operador de televisão por subscrição em Espanha.
As séries de ficção nacional da RTP estão a conquistar o mundo num momento de enorme relevância para a produção audiovisual em língua portuguesa.
Texto: RTP
Sem comentários