"Segunda Opinião" #225- "Sangue Oculto": A arma para a liderança?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
A SIC estreou, no passado dia 19 de setembro, a sua grande aposta na ficção, que vinha com o objetivo de salvar um horário nobre constituído pelos fracassos de "Por Ti" e "Lua de Mel".
Começamos pelo início, portanto, pelo nome desta aposta. Com o título provisório de "O Segredo", a trama passou oficialmente a designar-se "Sangue Oculto", um dos nomes mais estranhos para uma telenovela, a seguir a "Alguém Perdeu", da CMTV. A junção das duas palavras já é estranha e tudo se torna "pior" se digitarmos "sangue oculto" no Google. Somos automaticamente direcionados para o resultado: "sangue oculto nas fezes". É a primeira vez que escrevo esta palavra na "Segunda Opinião" e espero que seja a última. Portanto, uma novela cujo nome aponta para fezes, poderá dizer-se que será uma novela de merd*? Baixei o nível de escrita, eu sei, mas estou só a seguir os passos dos autores da trama da SIC.
Depois de "Amor Amor", "Por Ti" e "Lua de Mel", o canal considerou que a fórmula para trazer de volta os espectadores às noites da SIC, seria colocar duas gémeas separadas à nascença. Como isso poderia não resultar, afinal são três gémeas. Não é "spoiler" nenhum que Sara Matos terá funções a triplicar neste projeto. A sinopse diz-nos que "Sangue Oculto" fala das três gémeas, que se reencontram trinta anos depois. Vidas separadas e um segredo do passado que é revelado. Nada inédito e de novo para o espectador. Se a sinopse de um projeto não é atrativa, muito dificilmente teremos aqui um sucesso.
O elenco da novela reunido | Foto D.R. |
Quanto à escolha do elenco, temos Sara Matos nos papeis principais... nos três, pelo menos, a não ser que afinal sejam quatro gémeas. Uma escolha acertada, uma vez que a atriz esteve recentemente em destaque nos "Ídolos" e foi uma boa forma de "aproveitar" a sua imagem. Sara já deu provas do seu talento enquanto atriz, mas espera-se que o canal aproveite o seu à vontade com as câmaras para aprofundar as suas personagens, que, até ao momento, parecem apenas a típica boazinha e a má da fita – nem isso, porque ambas parecem boas até agora, portanto, temos apenas uma rica e uma pobre. João Catarré é o destaque no elenco masculino e é bom vê-lo novamente no papel de “Pipo” dos "Morangos com Açúcar". Brincadeiras à parte, a sua personagem também não tem nenhum contorno muito surpreendente e até se torna forçada, no sentido em que querem fazer de "Tiago" o príncipe encantado e perfeito da novela, mas o visual de surfista despenteado não funciona. A vilã, interpretada por Luana Piovani, parece uma personagem de um livro infantil: a má que é muito má. Não tem sido fácil decifrar esta personagem, no sentido em que não parece ser real, tem muitos traços exagerados, mas talvez seja esse o objetivo. Sofia Alves é uma grande peça do elenco, destacando-se dos restantes, assim como António Pedro Cerdeira, Anabela Moreira, Carla Andrino e Manuela Couto. O elenco é bastante bom, sendo até, um dos melhores das últimas novelas de Paço de Arcos. O problema são mesmo as personagens.
Na estreia, tivemos várias coisas que não fazem sentido (e que foram sendo comentadas ao longo destas semanas em vários locais da internet). Um hospital num prédio abandonado, uma mãe que acaba de ter gémeos e desata a correr, o parkour de “Pipo”... perdão, “Tiago", etc. No primeiro episódio, as gémeas encontram-se e isso foi desastroso. Uma cena tão importante, onde a montagem ficou mal feita e a reação das personagens foi totalmente aleatória. De resto, a novela tem tido outros momentos igualmente mal explicados, mas o pior episódio, foi mesmo o primeiro. A história está um pouco parada e é repetitiva e, com o segredo das gémeas revelado, não se sabe o que pode vir aí e tornar mais interessante "Sangue Oculto".
Em termos de audiências, a novela tem-se mantido mais competitiva que "Por Ti" ou "Lua de Mel" e já venceu "Festa é Festa". O tempo dirá se o "reinado" da TVI no período horário vai terminar, mas isso depende muito do rumo da história de "Sangue Oculto". Ainda assim, a trama tem tido números muito instáveis, o que não é um bom indicador. Veremos o que o futuro reserva, mas a única certeza que temos, é que a SIC já fez melhores novelas. Saudades de "Mar Salgado".
Sem comentários