Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #222- "Cantor ou Impostor?": O novo sucesso da SIC?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Depois de casar desconhecidos, a SIC decidiu apostar num formato que junta cantores e impostores no mesmo palco – se bem que o “Casados à Primeira Vista” também tinha muitos impostores. Cláudia Vieira foi a escolhida pelo canal para apresentar "Cantor ou Impostor?", que estreou no passado dia 17 de julho.

Neste formato, 7 cantores mistério vestidos de acordo com a sua profissão juntam-se num palco onde 1 convidado famoso e 3 influenciadores residentes e um convidado avaliam a prestação dos misteriosos intérpretes. Existem várias provas, onde o mote é sempre descobrir se a voz é realmente de um cantor ou de um impostor. O conceito é simples e as provas duram escassos minutos, tornando o formato dinâmico, mas, por vezes, meio confuso e rápido. Tudo acontece depressa demais e existem vários temas a serem cantados, com segundos de diferença, assim como comentários dos influenciadores e convidados por cima das músicas.

O canal decidiu apostar em João Manzarra, Rui Unas e Débora Monteiro como influenciadores. Uma escolha meio óbvia, principalmente a de Manzarra, que já teve vários desafios aos domingos e atrai sempre boas audiências. Os três formam um grupo divertido, mas acabam sempre por falar ao mesmo tempo e nem sempre as suas piadas funcionam bem. O canal teria, talvez, outras opções para este programa, de modo a dar palco a outros rostos, mas o grupo poderia não funcionar e este, pelo menos, tem alguma química entre si.

Por falar em química, Cláudia Vieira continua a fazer uma boa dupla com João Manzarra, ainda que em papeis diferentes. A apresentadora tem sido muito apoiada pelo seu colega. Em "Cantor ou Impostor?", a também atriz mostra-se a solo num formato com Galas (ainda que gravadas) e tem conseguido superar-se. Cláudia Vieira é muito animada e dinâmica e foi uma boa escolha da SIC. Não temos uma aposta arriscada do canal, que escolhe sempre os mesmos rostos, mas em "Ídolos" já tivemos uma aposta "fora da caixa" com Sara Matos, então aqui o canal decidiu jogar pelo seguro e fez bem. Este programa precisava captar a atenção do público também pelos rostos que fazem parte dele, porque o conceito de "Cantor ou Impostor?" era desconhecido em Portugal. Assim sendo, tanto os influenciadores como a apresentadora acabam por ser escolhas bem pensadas nesse sentido.

Cláudia Vieira e os influenciadores Rui Unas, Débora Monteiro e João Manzarra | Foto D.R.

Quanto ao programa, como já referi, tem partes dinâmicas e outras confusas. Os momentos divertidos acontecem quando alguém desafina e os influenciadores e convidados erram os palpites. Contudo, esses mesmos momentos de desafinação também podem ser aborrecidos. Primeiro porque parecem durar imenso tempo e, em segundo, porque existem concorrentes que forçam claramente a voz para cantar pior e ter piada. E já sabemos que tudo o que é forçado não tem piada. E aqui isso acontece muito. De resto, é interessante conhecermos as profissões dos convidados e a SIC acaba por lhes dar palco para mostrarem os seus negócios também. No geral, este é um formato interessante e que é apropriado para as noites de domingo por ser leve, mas não é um grande programa. É um programa... Assim, assim - mas ninguém disse que tinha de ser uma grande aposta.

Em termos de estúdio, é medonha a quantidade de preto que existe. Alias, só existe preto e roxo. Não é um cenário que combine com o conceito do "Cantor ou Impostor?", mas vai ao encontro da versão original. Ainda assim, a SIC poderia ter colocado mais algumas cores no cenário, porque o programa é tão leve e tem uma imagem tão pesada, que não combina.

As audiências não têm sido excelentes, mas são razoáveis tendo em conta o panorama atual televisivo. "Cantor ou Impostor?" tem conseguido vencer "Uma Canção Para Ti" e "The Voice Kids". É um programa que acaba por funcionar bem para esta altura do ano, por ter um conceito dinâmico. Mais uma vez, a SIC está à frente da TVI, mesmo com uma grande aposta em Queluz de Baixo, apresentada pelos nomes principais, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, assim como a Rita Pereira no leque de jurados. Setembro não é amanhã, mas, por agora, a SIC vence por larga margem.



Por: Filipe Vilhena


Mensagem aos leitores: A "Segunda Opinião" vai de férias e regressa a 12 de setembro. Queria agradecer a todos os leitores, porque fazem a rubrica valer a pena. Este é um espaço de análise, onde todas as opiniões construtivas contam, mesmo que não concordem comigo. Somos mais de 35 mil leitores! Continuem desse lado e em setembro teremos muitas novidades, surpresas e... Esperem. Não temos novidades, nem surpresas nenhumas, mas voltamos a comentar a televisão portuguesa em breve. Queria fazer algo ao estilo da SIC e TVI quando anunciam algo, mas não consigo mentir-vos. Boas férias a quem tem a sorte de usufruir delas e bom trabalho aos restantes.

Sem comentários