"Segunda Opinião" #187- Marco Paulo ama Marco Paulo
"Alô Marco Paulo" é o programa das tardes de sábado da SIC, desde o dia 5 de junho deste ano - apesar de parecer que já está no ar há mais tempo, tal não é o aborrecimento do formato.
Neste programa, a SIC prometia que o cantor iria abrir as portas de sua casa, em emissões recheadas de música, convidados e surpresas. Contudo, o tiro saiu ao lado e "Alô Marco Paulo" não é mais do um formato egocêntrico onde tudo gira à volta de Marco Paulo e onde os convidados vão falar de Marco Paulo e, por acaso, está lá a Ana Marques. Se este programa tivesse um total de 1- 5 emissões, estaria tudo bem, mas ver semanalmente um programa de tributo ao Marco Paulo, cansa. E os espectadores estão a sentir o mesmo.
O talk show começou bem em audiências, mas ao longo das semanas tem vindo a cair. Num programa onde o protagonista é o Marco Paulo, podemos dizer que a culpa da queda de espectadores é do próprio. O desprezo com que trata Ana Marques não agrada a muitos e o facto de ambos já terem justificado que gostam um do outro não foi suficiente para os espectadores mudarem de opinião. É notável a sua falta de empatia com a apresentadora e são muitas as faltas de respeito que comete a seu lado. Ana Marques "carrega" o programa às costas e dá-lhe um rumo, para no fim, ser Marco Paulo a brilhar. Os convidados e os intervenientes do formato, têm sempre de dizer algo positivo sobre o cantor, enquanto que este já referiu que Emanuel não canta bem, entre outras afirmações polémicas e redutoras que já realizou.
O formato usa o nome do cantor | Foto D.R. |
Os espectadores reproduzem nas redes sociais o seu desagrado à contínua aposta da SIC no "Alô Marco Paulo", mas o canal insiste em emitir num formato que alterna entre a liderança e a vice-liderança, mas que, mesmo vencendo, conquista números fraquinhos para a estação que é líder em Portugal. Não desfazendo da equipa e da apresentadora Ana Marques, podemos afirmar que o "Em Família" tem muito mais qualidade. Não se entende assim o cancelamento de "Regresso ao Futuro", que em audiências conquistava números semelhantes do "Alô Marco Paulo", mas que em qualidade também o batia a léguas. Talvez esteja na hora da SIC deixar de estar acomodada à liderança e apostar em novos conteúdos. Pode até ser outro talk show, mas que não tenha o Marco Paulo.
Penso que o canal poderia apostar no "Alô Ana Marques, Bye Bye Marco Paulo" e dar espaço a quem o merece. A Ana Marques faz um excelente trabalho no "Alô Portugal", ao lado de José Figueiras, e é hoje uma figura central da SIC, ao lado de João Baião, Diana Chaves e Júlia Pinheiro. Merecia, depois do infortúnio de trabalhar com o Convencido Paulo, perdão, Marco Paulo, um formato seu, num horário de maior visibilidade - quer sejam as tardes de sábado ou até em horário nobre. Já o Marco Paulo, está muito bem cantar o "Eu Tenho Dois Amores", é esse o palco onde brilha.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários