Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #186- As falhas da RTP e da Tia Maya na CMTV


Esta semana a "Segunda Opinião" é dedicada a falhas. São dois tipos de falhas, mas que no fundo se acabam por se completar.

Comecemos então pela estação pública. Nos últimos meses, os espectadores assíduos do canal tem-se deparado com inúmeras falhas técnicas em várias emissões, que obrigam a mudanças de última hora na programação e cancelamentos de emissões. Recuemos até ao dia 25 de junho deste ano, quando o "E Depois Vai-se a Ver e Nada", de José Pedro Vasconcelos, foi "vítima" de grandes falhas técnicas, que chegaram a bloquear o formato 10 minutos. As críticas começaram aparecer nas redes sociais, mas este não foi caso único. 

No dia 18 de setembro, a história repetiu-se, desta vez com o "Aqui Portugal". O canal, em comunicado, escreveu: "No passado sábado, a emissão do programa da RTP1 'Aqui Portugal' foi cancelada antes da hora prevista devido a problemas técnicos graves, alheios à RTP. Após análise cuidadosa, junto de todos os intervenientes, a conclusão foi a existência de uma falha do circuito de emissão da Vodafone, a empresa de comunicações com a qual a RTP trabalhou no 'Aqui Portugal', e que consequentemente obrigou ao cancelamento a meio do programa".

No mesmo comunicado, a estação acrescentou: "A RTP pede desculpa aos seus telespectadores e garante que tudo fará para que esta falha não volte a acontecer". Mas aconteceu. Pois é, a RTP voltou a ter problemas nas suas emissões, no passado dia 30 de outubro. Desta vez, foi a emissão da manhã do "Aqui Portugal" que ficou comprometida (parece que o formato está amaldiçoado). A justificação: "Olá! Temos uma má e uma boa notícia…A má é que, devido a problemas técnicos, não vamos ter programa da parte da manhã. A boa é que à tarde estamos de volta, em direto de Sernancelhe. Pedimos desculpa pelos transtornos causados". Se pensarmos bem, é irónico que um programa popular com o nome "Aqui Portugal" esteja sempre a ter falhas técnicas. Será isto que Portugal tem de melhor? Ou... Será isto que a RTP tem para oferecer?

"Aqui Portugal" é emitido aos sábados na RTP | Foto D.R.

Nós, contribuintes, continuamos a pagar, mas as falhas parecem acontecer com cada vez mais regularidade. A solução passa por encher minutos com repetições de séries antigas. Talvez fosse melhor a RTP deixar de fazer diretos e apostar nos "entalados" gravados. 

Seguimos agora para o canal 8 da MEO, a CM TV. O canal que, por si só, já é um bocado uma falha técnica completa, consegue surpreendermos e ir mais além. Recentemente, num programa chamado "Separados Pela Vida", a Tia Maya acabou por fazer aquilo a que chamo de: "mais valia estar calada". Mas o que se passou afinal? Maya tinha em estúdio uma família que procurava irmãos perdidos, até que disse: "Quero explicar a todos que nos seguem que nós fazemos pesquisas detalhadas sobre os nossos convidados e sobre as famílias. Portanto, ficámos a saber tudo o que está nas conservatórias, nos registos. Muitas vezes, temos informações que as próprias famílias não têm". Segundos depois, virando-se para a convidada, perguntou: "Não veio sozinha também, trouxe o seu marido?". Contudo, a senhora era viúva. Não se ficando, Maya emendou o erro dizendo: "Ai meu amor, desculpe, fiz confusão. Às vezes os diretos têm disto". 

Maya, Maya, mais valia ter lido as cartas, em vez dos cartões com as informações dos convidados. Este exemplo da CMTV, só demonstra o estado em que se encontra a nossa televisão. Cada vez mais, os canais optam por programas que puxem a lágrima e o drama. O que acontece, é que os formatos são feitos para vencer nas audiências e não necessariamente para ter qualidade. Isso acontece muitas vezes nos matutinos e vespertinos da SIC, TVI e CMTV. Apostar em outros temas, talvez exija muito tempo de pesquisa e as privadas não estão para isso. Enfim, que Deus tenha o marido da convidada que procurava os irmãos em paz. 

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários