Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #182- Finais de tarde da SIC estão em queda?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

A SIC decidiu, com entrada de Daniel Oliveira na direção, começar a apostar em ficção brasileira à tarde, com "Gabriela", seguindo-se "Avenida Brasil", "Amor à Vida" e por ai além... Atualmente, são emitidas "Viver a Vida" e "Orgulho e Paixão", estando já anunciada a estreia de "Bom Sucesso".  

Esta será a próxima novela e conta a história de Paloma (Grazi Massafera), uma costureira simples que criou sozinha os três filhos e que cria os figurinos da escola de samba Unidos de Bom Sucesso. O seu mundo fica virado de cabeça para baixo quando ela recebe um exame errado que lhe atesta apenas seis meses de vida, o que faz com que comece a fazer tudo que nunca teve coragem, incluindo ir para a cama com um desconhecido, Marcos (Rômulo Estrela), que se apaixona por ela. Ao descobrir que o seu exame foi trocado, Paloma decide conhecer o homem cuja real vida tem apenas 6 meses e se depara com Alberto (Antônio Fagundes), um milionário ranzinza e que nunca valorizou a família. Apesar de perfis totalmente opostos, os dois criam um laço de amizade que os leva por uma jornada de descobertas: ela pelos livros e ele pelos prazeres da vida e pelos sentimentos adormecidos, incluindo reviver um amor do passado com Vera (Ângela Vieira).

Apesar da história interessante, a formula mantém-se de outras novelas que já foram emitidas no período, de uma ficção quase de época ou que tem uma protagonista muito humilde e pobre. "Bom Sucesso" foi emitida originalmente em 2019 na TV Globo e conseguiu excelentes audiências.

Depois de audiências quase históricas com as três primeiras novelas, o horário de final da tarde da SIC tem vindo, lentamente, a perder espectadores. Quem já reparou na situação foi Daniel Oliveira, que acabou por trocar as novelas e colocar primeiro no ar "Orgulho e Paixão" e só depois os últimos episódios de "Viver a Vida". Em alguns dias, o 'tímido' Cristina ComVida" conseguiu uma aproximação à rival. Mas porque será que a SIC está a perder espectadores ao final da tarde?

Logotipo da novela | Foto D.R.

Não é novidade vermos a SIC a transmitir novelas brasileiras à tarde. Anteriormente já aconteceu e, após algum tempo de sucesso, as audiências começavam a cair. Uma das piores novelas em termos de resultados no período da tarde foi "Babilônia", transmitida em 2015, que chegava a marcar apenas 12% de share e a prender cerca de 400 mil espectadores. A repetição da formula foi inteligente por parte do canal de Paço de Arcos, mas já se percebeu que não vai resultar durante muito mais tempo e a TVI tem a postos mais uma edição do "Big Brother", que para além de funcionar bem à tarde, pode impulsionar "Cristina ComVida".

O canal aumentou ainda a reposição/emissão de uma novela para duas. São dois produtos seguidos, emitidos antes do "Jornal da Noite", que, por sua vez, é seguido por mais quatro novelas/séries: "Amor Amor", "A Serra", "Tempo de Amar" e "Golpe de Sorte- Especial". É muita ficção, muita personagem e muita história. Com "Quem Quer Namorar com o Agricultor- Diário", ainda dá para o espectador 'respirar', mas ainda assim, a SIC deveria apostar noutro produto para as suas tardes. Continuar, talvez, apenas com uma novela e, como canal líder, partir em busca de novos programas: um concurso, um reality show, um programa...

Talvez a médio/longo prazo, teremos uma SIC mais enfraquecida num dos horários mais importantes e que vai permitir à TVI crescer. Para continuar a triunfar, é preciso agir e não cruzar os braços e ficar a olhar para o 'barco' a afundar lentamente. 

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários