Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #179- "É Urgente o Amor" é um programa para levar no coração?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


A RTP estreou no mês de julho "É Urgente o Amor", com Catarina Furtado. O formato é emitido aos sábados à noite e tem como objetivo mostrar que o amor não tem fronteiras nem barreiras e deve ser sempre levado como uma máxima na vida de todos. 

Com várias histórias já conhecidas, o programa mostra-nos sempre pessoas diferentes a demonstrar o amor de diferentes formas. Fala de amor romântico, amor de amizade, amor de gratidão, amor à distância, entre outros. É um programa interessante e emotivo, que chega à RTP numa altura em que estamos mais distantes devido à pandemia. 

Catarina Furtado foi a pessoa certa para a condução deste programa. Com um historial de voluntariado em causas humanitárias, a apresentadora mostra a sua essência no "É Urgente o Amor". A forma como olha para as pessoas, como sorri, como apresenta os candidatos e como se envolve nas histórias, é totalmente genuína e encantadora. 

Catarina Furtado nas gravações do programa | Foto D.R.

O conceito de "É Urgente o Amor" não é totalmente inovador, podemos compara-lo a "Estamos Aqui" (SIC) e até à "Árvore dos Desejos" (SIC). Contudo, é um formato que terá sempre espaço na televisão, principalmente na RTP, uma vez que tiramos dele algumas lições e algumas aprendizagens. As imagens recolhidas pela estação pública são muito interessantes do ponto de vista técnico, assim como as falas dos intervenientes. Temos uma narrativa construída à volta de tudo, que faz sentido e que nos mantém entretidos e emocionados. 

Nesta fase do verão, em que o público assiste menos televisão, talvez não fosse a altura ideal para um formato destes. Até em termos de audiências, talvez a partir de setembro, "É Urgente o Amor" conseguisse melhores números. 

Ainda assim, o feedback dos espectadores tem sido muito interessante. Catarina Furtado está radiante com o novo desafio e partilha as mensagens que vai recebendo. É um formato que encaixa bem naquilo que é expectável da RTP e que não deixa o canal aquém da qualidade que nos tem apresentado. Se as audiências não fazem de "É Urgente o Amor" líder, sim. Mas a qualidade e a mensagem estão no programa.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários