Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #177- "Casa Feliz": Baião e Diana são a melhor dupla de Portugal?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


Foi sensivelmente há um ano que João Baião e Diana Chaves assumiram um dos maiores desafios da sua carreira. Depois da saída inesperada de Cristina Ferreira para a TVI, as manhãs 'caíram-lhe' nas mãos, desafiados por Daniel Oliveira.

Inicialmente, a ideia era que João Baião e Diana Chaves ocupassem o posto de forma provisória, mas o sucesso da dupla, fez com que continuassem no ar até agora. Um ano depois, "Casa Feliz" já fez esquecer "O Programa da Cristina" e a dupla afirmou-se junto do público. Os apresentadores são um fenómeno como dupla, algo que não víamos há algum tempo.

Comparar Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira aos rostos da SIC é muito ingrato, uma vez que a dupla da TVI não tem comparação possível. A sua química e ligação são únicas. Ainda assim, é impossível não dizer que o mesmo não está a acontecer com João Baião e Diana Chaves. Num registo mais calmo, os dois mantém-se em equilíbrio. Por um lado, a experiência, a alegria e a euforia de João; por outro, a simpatia, o ar doce e a calma de Diana Chaves. A par de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, que têm um percurso muito bom no "Dois às 10", podemos sem dúvida dizer que a dupla da "Casa Feliz" é a melhor atualmente no ar.
 

João e Diana comemoraram recentemente o aniversário do formato da SIC | Foto D.R.

No início, inevitavelmente, as dúvidas acerca de Diana Chaves foram muitas. Alguns espectadores afirmavam que a também atriz não tinha talento como apresentadora e que foi uma péssima escolha. Contudo, e através de palavras da própria Diana Chaves, ficamos a saber que muitos desses portugueses, já lhe mandaram mensagens a dizer que a sua opinião mudou. E a verdade é que é essa a tendência. A Diana é de uma elegância e transparência raras em televisão. É ingrato falar hoje em dia da anfitriã e não lhe atribuir a palavra profissional. Não é fácil suceder a Cristina Ferreira, fazer daytime e ter ao lado o João Baião. Mas a Diana agarrou-se ao desafio e tornou-se hoje essencial no formato. Sem ela, não existia a "Casa Feliz".

Quanto ao João Baião, podemos dizer que a SIC lhe deve muito. Enquanto apresentador da "Casa Feliz", do "Domingão, do "Olh'o Baião" e do "Patrões Fora". E é curioso que estes projetos tiveram no ar em simultâneo, com bons resultados e a culpa também é do João Baião. Em vários momentos foi o 'bombeiro' da SIC. Se no início, com a "Grande Tarde" e o "Juntos à Tarde", passou um pouco 'despercebido', com a chegada à "Casa Feliz", afirmou-se como o principal rosto da SIC.

A "Casa Feliz" manteve-se no mesmo estúdio de "O Programa da Cristina", o que, de certa forma, ajudou o programa a aguentar-se no início. O público habituou-se ao conceito, à ideia da casa e tirar-lhes isso seria um erro - até porque a SIC teve dois dias para pensar na "Casa Feliz". Hoje, a nova decoração já fez esquecer Cristina Ferreira.

Ao final de um ano, o balanço não poderia ser mais positivo. Alias, podemos até dizer que tanto na RTP, como na SIC e TVI, temos três matutinos muito bons, com profissionais à altura.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários