"Segunda Opinião" #175- "O Amor Acontece"... E as boas audiências? Quando acontecem?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
A TVI revelou que Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira são os apresentadores do novo reality show, "O Amor Acontece". Mafalda de Castro será a apresentadora dos diários do formato que tem como premissa ajudar solteiros a encontrar o amor, através de "um algoritmo que irá juntar os casais", revelou Cristina Ferreira na apresentação da novidade.
A aposta neste programa traz de volta o conceito de reality show ao canal, depois de três edições do "Big Brother". À semelhança de "Casados à Primeira Vista", "Quem Quer Namorar com o Agricultor" ou "First Dates", este formato quer juntar casais. Mesmo com a temática do amor (o sentimento de que mais se fala), a sinopse destes programas parece sempre um pouco fraca. E aqui não é diferente. Teremos especialistas da área a juntar pessoas, depois acompanhamos o dia a dia e vemos umas discussões aqui e ali e está feito o programa.
Nos últimos anos, estes formatos ganharam destaque na televisão portuguesa, mas poucos foram os que realmente se conseguiram destacar. Talvez na SIC, tivemos o "Casados à Primeira Vista" a abrir as portas a este conceito, depois o 'Agricultor' e pouco mais. Nem "O Carro do Amor" (SIC), "First Dates" (TVI), "Quem Quer Casar com o Meu Filho?" (TVI) ou outro de que já nem nos lembremos conseguiu ficar para a história. Mas isso não quer dizer que a TVI não consiga com "O Amor Acontece". Para já é apenas isto que conseguimos dizer do programa: que é um género meio 'vazio', nada inovador e que nos deixa com a sensação de 'já vi, parece o programa X que deu antes'. Além disso, será transmitido no verão e todos sabemos que as generalistas privadas fazem programação low cost para esta altura em que as audiências descem sempre.
Quanto à escolha de apresentadores, é certo que muitos como eu respiraram de alívio por não ser a Teresa Guilherme a apresentar. A rainha dos reality shows mantém a coroa, sem dúvida, mas os seus súbitos (os espectadores) estão cansados de a ver subir ao trono de programas onde o trocadilho é Rei. Precisamos de novidades e a equipa de Cristina Ferreira arriscou e muito bem. A Maria Cerqueira Gomes aparece aos sábados quinzenalmente no "Conta-me" e no "Em Família" semanalmente mas sabe a pouco. É um dos melhores rostos do canal e o seu regresso ao horário nobre era mais do que esperado pelos fãs da TVI. Quanto a Pedro Teixeira, que já nos brinda com a sua presença na "Festa é Festa" e nas reposições do "Mental Samurai", já não traz tanta saudade, mas curiosidade em como vai encarar este género de formato, uma vez que brilhou no concurso ao lado da máquina Eva. Quanto à dupla em si, sabemos de outros formatos que Maria e Pedro têm alguma química, mas é preciso perguntar no porquê de ser uma dupla a apresentar e não só um dos rostos. A TVI irá transmitir uma Gala do formato ao domingo, mas mesmo assim o conceito de dupla não parece encaixar muito bem aqui. Além disso, a Maria Cerqueira Gomes brilha muito melhor a solo do que com alguém ao lado.
Quanto a Mafalda de Castro, a TVI tirou um trunfo da manga para agarrar alguns espectadores do "Big Brother" e recuperar terreno à tarde. A Mafalda é uma apresentadora que está em ascensão e só poderia ser ela a cara para os diários. Foi uma ótima escolha e o rosto da Mega Hits vai estar à altura do desafio. Não se sabe o que acontecerá a "Cristina ComVida", mas temos três cenários: passa para as 18 horas e "O Amor Acontece- Diário" fica às 19 horas; passa para as 19 horas e "O Amor Acontece- Diário" fica às 18 horas ou então... Faz uma pausa enquanto o formato de Maria e Pedro é transmitido. A melhor hipótese seria testar o programa às 18 horas, que é sempre um período onde o público ainda tem paciência para um talk show - já percebemos que antes do jantar não está a correr bem. Assim, teríamos uma tarde mais forte com o "Goucha", "Cristina ComVida" e os diários de "O Amor Acontece".
A TVI terá uma dura batalha pela frente, pois vai concorrer com o "Quem Quer Namorar com o Agricultor". Quem levará a melhor nas audiências?
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários