"Segunda Opinião" #174- "Festa é Festa": Fazer rir dá audiências?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
Estreou segunda-feira a nova grande aposta da TVI. "Festa é Festa" apresentou-se como um produto leve, divertido e que prometia mudar as noites dos portugueses. Será que cumpriu o seu propósito?
A história começa com Bino (Pedro Alves) e Tomé (Pedro Teixeira), os grandes adversários da trama, que protagonizaram momentos hilariantes no primeiro episódio. Sabemos que o objetivo desta novela é acompanhar a festa da aldeia e os preparativos da mesma. Parecendo um mote um pouco 'simples' demais para desenrolar uma novela, no primeiro episódio percebemos que todas as personagens tem uma história que dará pano para mangas. Os diálogos não são complexos e não teremos muito drama, mas nunca foi esse o objetivo de "Festa é Festa" e a primeira emissão conquistou pelo humor inteligente e não pelas piadas fácies - que aconteceram também, mas em minoria. A trama poderá, contudo, tornar-se um pouco cansativa pela necessidade que tem de fazer rir, mas só nos próximos episódios poderemos tirar conclusões.
Quanto a questões técnicas, "Festa é Festa" brinda-nos com muita cor, presente nos cenários e nas roupas das personagens, e também com um modo de gravar simplificado em termos de planos. Não se pode exigir que uma novela 'simples' (não a menosprezando) e de humor tenha técnicas de filmagem de última geração ou cenários arrasadores. Esta produção faz lembrar um pouco "Bem-vindos a Beirais" e talvez tenha sido essa a 'inspiração' de Cristina Ferreira quando sugeriu a ideia. O autor, Roberto Pereira, conseguiu concretizar muito bem a ideia e dar-lhe a alma necessária para o sucesso.
Já na parte do elenco, apesar de não ser protagonista, é impossível não destacar Maria do Céu Guerra, a veterana que brilha em "Festa é Festa" na pele de uma mulher com mais vida do que as jovens de 20 anos. É muito bom ver atores com uma carreira como a de Maria do Céu Guerra a serem aposta em produções. Destaca-se ainda Pedro Alves, um dos protagonistas, que é um dos motores para a trama funcionar e ter, de facto, piada. Também Manuel Marques e Sílvia Rizzo formam uma dupla muito interessante e destacam-se no elenco, com os seus franceses. O elenco é de luxo e diversificado do habitual, o que é ótimo para a ficção em Portugal. Vemos nomes a brilhar que noutras produções não teriam destaque, certamente.
Em termos de audiências, "Festa é Festa" conquistou os espectadores na primeira emissão. Diz-se que as ideias de Cristina Ferreira não têm resultado, mas esta novela aparenta ser um sucesso já desde o início. "Amor Amor" ficou em segundo lugar, demonstrando alguma fragilidade que "Nazaré" não tinha. Será que a TVI está a conseguir enfraquecer a ficção da SIC? Veremos.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários