"Segunda Opinião" #167- Novelas da SIC à noite: Três é bom, quatro é demais?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo. |
A SIC estreou na passada semana uma nova telenovela em horário nobre, apanhando muitos espectadores de surpresa. A produção vem da TV Globo e reforça a aposta do canal na ficção além-fronteiras. Neste momento, o canal apresenta quatro novelas brasileiras e duas portuguesas (sem contar com "Serra" que estreia hoje).
A aposta em "Tempo de Amar" apanhou os espectadores desprevenidos uma vez que a SIC sempre teve três novelas em horário nobre. Com "Golpe de Sorte", a aposta passou para quatro, mas nada previa que a estratégia fosse para continuar e haveria uma sucessora. Quando foi anunciada "Tempo de Amar" não foi revelado o horário e muitos pensaram que seria uma novela para as tardes. O canal 3 passa agora a ter mais uma novela, mas será que esta estratégia beneficiou as audiências?
A verdade é que a SIC transmite "Amor Amor" e "Terra Brava" 'coladas', o que faz com que a segunda agarre público da principal novela. Além disso, o facto de "Terra Brava" começar ainda na faixa das 22h ajuda na média da novela, que vence por larga margem "Amar Demais". Assim, com esta estratégia, a novela "Tempo de Amar" beneficia do horário e da antecessora, conseguindo prender cerca de 800 mil espectadores - apesar de não vencer a TVI na maioria das vezes. "Totalmente Demais" está agora a ser transmitida depois das 00:00 horas, sendo quase 'dispensável'. A única coisa que leva a SIC a apostar numa quarta novela são as audiências do "Passadeira Vermelha", que desde a saída de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz para a TVI, perdeu espectadores e passa já de madrugada. Contudo, "Totalmente Demais" acaba por prender mais público do que o magazine, o que é uma vantagem e prolonga o horário nobre da SIC, ajudando-a na sua média final.
É certo que o horário nobre da estação de Paço de Arcos está forte em termos de audiências, mas fraco em termos de diversidade. Duas novelas portuguesas e duas brasileiras, que totalizam quase 4 horas de emissão de ficção à noite. Esta fórmula pode resultar a curto e médio prazo, mas os espectadores podem saturar-se de tanta ficção. Já vimos as tramas brasileiras a perder audiências na SIC, que levaram o canal a passar apenas uma telenovela da TV Globo, e a história pode voltar a repetir-se. No total, são quatro novelas da TV Globo, com histórias antigas, devido à pandemia de covid-19. Se nas tardes duas novelas é bom, talvez nas noites, quatro sejam demais. A ficção na SIC não está bem distribuída e é uma aposta que se faz só a partir das 18:00 horas e só termina às 01:00 horas. A programação do canal já não conta com reposições portuguesas ao início da tarde - o que foi uma boa aposta - mas poderíamos ver o canal líder em Portugal com uma oferta diferente em horário nobre. Não se sabe, para já, o horário do programa de Bruno Nogueira, mas o expectável é que seja para os fins de semana. Seria interessante um outro tipo de aposta, que levaria a TVI a questionar a sua programação e a diversificar os conteúdos à noite.
Será que um dia veremos a SIC e a TVI com um talk show à noite de segunda a sexta-feira?
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários