Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #164- "Esta Manhã": O despertar para a liderança?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma rubrica onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Estreou hoje o novo programa das manhãs da TVI, que mistura informação e entretenimento. É uma aposta inovadora em Portugal,  mas será que resultou?

O formato traz Nuno Eiró, acabado de regressar ao canal de Queluz de Baixo. Sem dúvida uma boa aposta para o daytime. Os espectadores tinham saudades do apresentador, que outrora só fazia o "Somos Portugal" e neste regresso foi mais valorizado pela equipa liderada por Cristina Ferreira. Sara Sousa Pinto é a jornalista companheira de Nuno Eiró. A dupla mostrou-se unida nesta estreia e o "casamento" entre a informação e o entretenimento aconteceu tal como esperado. A juntar a eles, Iva Domingues (que apresenta o "Pop News") e Pedro Carvalhas (que apresenta as notícias) estiveram muito bem nos papeis que lhe foram concedidos, assim como Susana Pinto, que esteve em reportagem exterior.

O "Esta Manhã" fez-se de vários momentos: conversas informais, entrevistas (neste primeiro programa com Sara Sampaio e Daniela Belchior em destaque), notícias, reportagens, trânsito, meteorologia e ainda uma receita culinária. Muitos ingredientes juntos que ajudaram a mostrar bem o conceito deste novo formato. A descontração marcou toda a emissão, exceto nos momentos de notícias dados por Pedro Carvalhas, onde o rigor e a seriedade entraram no estúdio.

"Esta Manhã" decorre de forma muito fluída e consegue fazer bem a passagem dos temas de entretenimento para os de informação. Os cinco protagonistas tiveram todos os seus momentos para "brilhar" e é ótimo ver Nuno Eiró e Iva Domingues juntos num programa de daytime. São rostos conhecidos da TVI e a saída de ambos do canal, trouxe-os mais maduros para esta fase da sua carreira profissional.

O estúdio do programa é uma mistura de "cenário de informação", com "cenário de entretenimento", o que acaba por acentuar o seu propósito na perfeição. As cores usadas são neutras e o grafismo é o mesmo da restante informação, mas em tons de laranja. Quem diria que em Portugal iríamos ver uma jornalista a entrevistar uma cozinheira que estava a fazer ovos mexidos?

A ideia foi fazer algo diferente e a TVI conseguiu realmente inovar. O período das 07:00 às 10:00 horas já merecia uma "atenção" extra na programação dos canais. Este conceito deverá afirmar-se em Portugal de agora em diante. Em termos de audiências, o formato poderá atingir a liderança e roubar o posto ao "Bom Dia Portugal". Ainda assim, caso não o consiga, o "Esta Manhã" pode ser uma forma de subir os números de "Dois às 10". 

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários