Últimas Notícias

"Força de Expressão" #26- Quem vive isolado, não vive feliz



Falar de solidão é fácil, quando todos os dias te olhas ao espelho e percebes que o corpo tem companhia, mas a alma está vazia. É como se tudo à tua volta estivesse lá, mas tu te sentisses vazio. Aquele vazio que sentes quando perdes alguém ou o vazio de não teres nada para fazer. Um estranho sentimento, que pode trazer consequências para ti.

Imagina estares a conhecer alguém que realmente achas que pode dar certo. Imagina que já sofreste tanto por amor, que nem se pode dizer que amaste, mas que "desamaste", e agora sentes que é o teu momento. A fase inicial de conhecer uma pessoa é espetacular. É como se ela fosse perfeita, como se tudo fosse mágico e aquele "Bom dia" foi quase um "Estou aqui para ti". Pensa neste cenário. Pensa que foram semanas ao lado da pessoa, a achar que ia dar certo. Tinham planos de passeios para fazer, sítios para ir jantar, para beber um copo e para visitarem. É lindo não é? Agora imagina que tudo acaba. As mensagens, a companhia e que volta o sentimento de desamor, lá está, porque não amaste, "desamaste". Amar sozinho não faz sentido. Tudo isto acontece, não por mero acaso, mas por falta de coragem da pessoa. Ela não te queria, ela queria preencher o vazio que sente. E tu ficas desamparado. Consciente de que não é o fim do mundo, mas que é o fim "daquilo". 

Segue o próximo passo. Agarrares-te aos amigos, saíres, fazem atividades em conjunto. Mas espera ai... E se os teus amigos estivessem todos chateados, preocupados com as suas brigas e que o teu assunto simplesmente era secundário no meio do tsunami de emoções que se estava a viver? Complica. Começas a tentar entender, tentar ajudar e o teu problema fica adormecido, mas ele volta todas as noites. Então o teu mundo entra numa espiral de problemas, porque de dia pensas nos outros e à noite perdes o sono contigo. É injusto. Mas eles nem se apercebem disso, não é por mal, mas não se apercebem. 

É neste momento que te começas a sentir sozinho e a perceber que nada disso faz sentido, porque simplesmente, o teu problema ficou para trás e o egoísmo das brigas dos teus amigos superou a amizade que eles te "devem". É como se na fase em que precisavas de colo eles não estivessem lá. 

Aliado a isto, imagina-te longe da família, longe de quem te ama e a nada em trabalho - como se já não tivesses a nadar no problema dos teus amigos. É por isso que faz sentido falar de solidão e vazio. Porque são sentimentos que emergem à deriva. E quando mais água tens à volta, mais isolado numa ilha estás. E quem vive isolado, não vive feliz. A conclusão é essa. 

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários