"Segunda Opinião" #156- "Espírito Indomável": a reposição da salvação?
|
Explicar a sinopse de "Espírito Indomável" é quase perder tempo, pois ao longo de quatro 'aparições', mesmo quem não viu a novela, conhece a história. À parte disso, esta é uma trama de vingança entre duas famílias, unidas por segredos antigos. Mostra muito bem como as brigas familiares podem original desgraças maiores. A vida no campo está também em destaque na produção, assinada por Sandra Santos.
Com um elenco de luxo, a novela da TVI traz-nos Vera Kolodzig num dos seus melhores papeis. Também Sara Prata, Pedro Lima, Luís Esparteiro, José Raposo e Sofia Nicholson estão em destaque, pelos papeis marcantes que desempenharam. O elenco principal é ainda composto por Diogo Amaral, António Capelo, João Catarré, Mariana Monteiro e Afonso Pimentel.
Sem dúvida que esta foi das melhores telenovelas do canal, juntando a história envolvente e também o elenco, todos brilhantes. A pandemia do novo coronavírus obrigou a TVI a apostar numa reposição, uma vez que "Amar Demais" não está pronta e "Na Corda Bamba" foi esticada ao máximo. Era mesmo necessário recorrer a uma repetição, mas o canal teve uma lógica um pouco errada. Haviam outras opções. "Espírito Indomável" tem tudo para cansar os espectadores no primeiro mês.
Primeiramente, a história traz muitas semelhanças a "Terra Brava" (SIC) e também a "Quer o Destino". Tem como pano de fundo o campo e desavenças de família, são muitas semelhanças. Depois, o elenco tem Sara Barradas e Luís Esparteiro em destaque, tal como a primeira novela da faixa da TVI. Além disso, Mariana Monteiro e João Catarré que protagonizam "Terra Brava" estão no elenco de "Espírito Indomável", ao mesmo tempo e no mesmo horário. Afonso Pimentel, Carla Andrino, Liliana Santos, Luísa Cruz e Catarina Gouveia estão em "Nazaré". Se fossemos ver com mais pormenor, ainda descobríamos mais algum ator 'repetido'.
São estes os fatores que levam "Espírito Indomável" a ser uma má aposta. Mais novelas conseguiriam ser produzidas em alta definição e formato série, que é o que 'distingue' esta reposição das anteriores. A TVI poderia ter ido buscar "Mulheres" (2015), que foi uma novela que passou despercebida a muitos espectadores e que tinha muita força para fazer frente a "Terra Brava". Foi emitida em 2018 na TVI Ficção. Além disso, comparando o elenco com as produções em transmissão na SIC e TVI, temos muitos menos nomes 'repetidos'. A começar pelas protagonistas, que não estão em mais nenhum canal de momento. Fazendo uma averiguação rápida, apenas João Reis, Afonso Pimentel e Virgílio Castelo estão noutra produção.
Se o canal quisesse outra opção, com uma história com mais reviravoltas, tínhamos "Santa Bárbara" (2016). Entre "Mulheres" e "Santa Bárbara", talvez a segunda tivesse mais ação para o horário. Mas ambas seriam ótimas opções, atendendo ao elenco, onde apenas dois/três atores estão nas produções da concorrência ou em "Quer o Destino", e também à qualidade da história. Tinha ainda a vantagem de dar para encurtar os episódios e fazer uma série.
A TVI parece ter ido pelo 'mais fácil'. Procurou uma novela de sucesso, adaptou-a em alta definição e com uma história semelhante, tinha tudo para dar certo. E em termos de audiência não está mal, perde para a SIC e fica abaixo do milhão, mas tem mantido os números dentro do razoável. Nesse aspeto, tem resultado.
A produção deverá ficar mais dois a três meses no ar, até "Amar Demais" chegar. Contudo, a TVI tem optado por episódios duplos, talvez a trama inédita esteja a avançar bem as gravações. Ainda assim, "Espírito Indomável" pode trazer aspetos positivos. As próximas repetições da tarde podem ser adaptadas, dando-lhes uma roupagem diferente. A TVI já iniciou a estratégia em "Destinos Cruzados", ao colocar Maria João Bastos (Liliane Marise) à frente nas 'promos', quando a real protagonista era Alexandra Lencastre. As promoções são muitos boas e com esta pandemia, podemos ter novas visões de novelas repetidas. Seria interessante.
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários