Últimas Notícias

Coronavírus: Programas cancelados e sem figurantes. Esperam-se mudanças na programação


O Covid-19 continua a alastrar-se pelo mundo. Em Portugal, são centenas de casos revelados, de norte a sul do país. O plano de contingência proposto pela DGS já chegou à nossa televisão.

A primeira medida foi a retirada de figurantes dos programas de daytime. Na RTP1, "Praça da Alegria" e "A Nossa Tarde" não tiveram apoio do público a partir de hoje.

Jorge Gabriel e Sónia Araújo mostraram o estúdio vazio, onde só estava a equipa. Também Tânia Ribas de Oliveira já anunciou a medida e começou o programa com planos das cadeiras vazias. Durante a emissão, a apresentadora já cometeu a gafe de pedir palmas para os convidados, rindo logo de seguida, pois está sozinha.

Na SIC, a falta de público foi menos notada, uma vez que "O Programa da Cristina" raramente mostra os figurantes. O mesmo vai acontecer em "Júlia", onde o público quase nunca aparece no ecrã.

Já na TVI, "Você na TV!" alterou o cenário para disfarçar a falta de público. A solo, Maria Cerqueira Gomes começou a emissão de hoje a revelar as mudanças. No cenário, foi acrescentado uma espécie de "cerca" de madeira para tornar a ausência de público menos visível.

"A Tarde é Sua" será, talvez, o programa onde se vai notar mais a ausência de espectadores. O formato recorre muitas vezes a planos das pessoas a bater palmas e Fátima Lopes interage muito com as "suas meninas", como lhes chama.

Os apresentadores abordaram o tema do coronavírus e tentaram acalmar os espectadores em casa, pedindo bom senso. Os cumprimentos foram evitados e a distância de segurança fez-se sentir em muitas conversas.

Para além do daytime, outros programas estão comprometidos. Na RTP1, "Fabrico Nacional" foi cancelado e não se sabe ainda quando estreia. Também "O Preço Certo" está em risco, pois junta muita gente de vários locais do país. Segundo se sabe, a estação pública deverá parar as gravações e emitir programas repetidos, intercalados com alguns inéditos já gravados.

Na SIC, até ao momento não foram anunciados cancelamentos, mas "Olhó Baião" deve seguir a mesma medida dos outros talk shows, retirando os figurantes. Também "Fama Show" pode estar em risco, uma vez que as apresentadoras estão sempre em eventos com muita gente.

O canal de Queluz de Baixo anunciou o cancelamento de "Somos Portugal". O formato popular vai perder a sua emissão de sábado e domingo. A solução deve passar pela repetição de algum programa emitido ou até pela aposta em cinema. Também "Selfie" pode estar em risco de ser cancelado, pelos mesmos motivos de "Fama Show".

A programação normal de daytime e primetime das generalistas, vai assim sofrer algumas alterações, de modo a prevenir o contágio do novo coronavírus. Lavar as mãos com frequência é uma das medidas da Direção Geral de Saúde. Para além desta, devemos manter a calma.

Sem comentários