Últimas Notícias

"Força de Expressão" #15- Ano Novo, promessas antigas


O ano de 2020 chegou. Cada vez os anos parecem passar mais rápido. O ritmo de vida aumenta cada vez mais e as preocupações também. É um turbilhão de emoções para gerir. Mas a cada ano que passa, sentimos uma necessidade de renovar energias. Prometemos a dieta saudável, preocuparmo-nos mais connosco, ter tempo para nós e a família, entre tantas outras coisas que dizemos a nós mesmo que vamos cumprir, para tornar o ano que começa no "nosso ano".

Contudo, a vida não é tão perfeita quanto isso. E nós sabemos que vai ser quase igual. E não digo isto para desmotivar. Mas é uma forma de ver as coisas. A forma mais "crua" e real. Aquela dieta vai ser quebrada logo no dia 1, porque sobraram sobremesas da passagem de ano e não se podem estragar. As férias terminam e deixamos de ter tempo para nós, o trabalho começa a ser a nossa preocupação principal. E com isto, saímos a correr casa, não dormimos as 8 horas recomendadas, mal temos tempo para comer. É o stress do dia a dia. E os momentos em família são trocados pela fadiga, pela vontade de descansar e pelas redes sociais. Os momentos em silêncio enquanto estão todos juntos voltam a acontecer.

E quando damos por nós, estamos em junho. E vem o verão. Parece que as promessas se renovam ai. O corpo perfeito tem de ser regra, vamos aproveitar ao máximo as férias, sair, viajar, etc. E quando damos por nós, estamos na praia, cansados, cheios de areia na toalha e nos poros mais obscuros do nosso corpo. Vamos a uma hamburgueria ou um "cafezito" que vende saladas e tostas. E a dieta vai abaixo de novo: é mais do que óbvio que vamos optar pela tosta. Primeiro porque enche mais, vem acompanhada de tomate, alface, cebola, batatas fritas e ainda inclui o refrigerante. Em segundo lugar, porque custa menos de 5 euros e a salada é mais cara. Em terceiro, porque na verdade nem queríamos estar a fazer dieta.

E assim chegamos a setembro. O instagram começa a encher-se das hashtags "#throwback , #voltaverao , #saudades , #missingthisdays", entre tantas outras que remetem, basicamente, não para as saudades do verão, mas para voltarmos a publicar aquela foto em que estamos tonificados e bronzeados. Porque sim, no verão ficamos todos mais bonitos. Em setembro volta a rotina e as promessas também. Vamos todos ficar fit, ainda estamos na "vibe" verão, cheios de energia e vontade de viver. Mas isso tudo acaba quando deixamos de dormir 8 horas novamente. A vontade de terminar o ano começa a aparecer. E até ao Natal é um pulo.

A época natalícia começa cada vez mais cedo. Qualquer dia vemos o Pai Natal a promover um protetor solar. Em novembro já tocam os hits de Natal e as lojas começam a ficar decoradas. O dia 24 chega e a dieta é cancelada até ao ano seguinte. Nessa semana (Natal e passagem de ano) é comer tudo para depois começar do zero. E dar apoio à família, ter tempo para nós, viver mais intensamente... Esperem, onde já leram isto?!

Boas entradas a todos, cheias de amor, paz... Esperem! Até as mensagens e votos de Ano Novo são todos os anos a mesma coisa. E quando alguém deseja dinheiro, outro alguém diz sempre: "mas o mais importante é a família!". Claro que sim, pode ser, mas quem não queria ter um saldo bancário com muitos zeros à direita? Não tenham vergonha de pedir dinheiro. E peçam coisas diferentes. Do género: "muita saúde, paz e mais árvores no mundo" ou "amizade, saúde para os nossos e que a Cristina Ferreira pare de gritar tanto". Seriam votos diferentes. Sejam ousados este ano. É o meu voto principal para todos.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários