Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #142- Novo "Apanha se Puderes" está "certo" ou "correto"?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
O "Apanha se Puderes" está de volta à antena da TVI, com uma nova temporada. Pedro Teixeira mantém-se no formato e a ele junta-se Rita Pereira, a nova coqueluche da estação de Queluz. A química entre os dois é inegável, mas as comparações com a antiga dupla são também inevitáveis. 

A aposta em Rita Pereira surge na sequência do bom desempenho da atriz e apresentadora nas galas do "Dança com as Estrelas". Quando a TVI a escolheu para substituir Cristina Ferreira no formato de dança, muitas foram as críticas imediatas. A verdade é que Rita Pereira começou "morna" mas rapidamente "aqueceu" as noites de domingo. Existiam outras hipóteses para a condução do formato - Leonor Poeiras, Isabel Silva ou Fátima Lopes são apenas alguns exemplos - mas percebe-se a aposta da estação na eterna 'Soraia' de "Morangos com Açúcar". Para além de sempre ter mostrado a sua ligação ao mundo da dança, Rita Pereira é cúmplice de Pedro Teixeira e, ao mesmo tempo, traz alguma jovialidade ao formato. Já no programa da tarde, a aposta parece ser precipitada.

Os novos episódios de "Apanha se Puderes" surgiram de surpresa, com o intuito de comemorar o aniversário da TVI. Mas a luta pelas audiências é, e sempre será, o principal motivo. Numa altura em que a estação luta taco-a-taco pela liderança com a SIC, vale tudo para conquistar espectadores. Desta forma, o novo "Apanha se Puderes" chegou mais cedo e mostrou uma dupla bem disposta, cheia de energia, mas a quem ainda falta alguma experiência no que toca à apresentação.

Apresentar um concurso como o "Apanha se Puderes" não é o mesmo que conduzir um formato de dança. Até porque em "Dança com as Estrelas" existem outros focos para além dos apresentadores - os concorrentes, os bailarinos, o espetáculo e os jurados. Nos novos episódios de "Apanha se Puderes", Rita Pereira mostra-se ainda um pouco insegura, algo compreensível, sobretudo quando comparada com Cristina Ferreira, que foi a alma do formato e que levou à liderança ao longo quase dois anos. Pedro Teixeira, que na estreia dividiu a condução principal com Rita, mostrou que está muito mais à vontade "à porta da gaiola" do que a fazer as perguntas Rita e Pedro ainda têm um longo caminho a percorrer e a verdade é que o formato não regressa com a mesma força que tinha.

Possivelmente não recuperará a liderança destacada - prova disso é a audiência de estreia, sábado, dia 23, quando alcançou 6.4% de audiência, cerca de metade da estreia da primeira temporada. Comparações à parte, "Apanha se Puderes" está de volta e a dupla já provou que quer fazer renascer o programa. Até porque agora a resposta já não está "certa", mas pode vir a ficar sempre "correta"

Sem comentários