Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #141- "Olhó Baião": A mudança chegou às manhãs?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


Os fins de semana da SIC ganharam cor. O canal 3 aposta num formato novo para as suas manhãs, apresentado por João Baião, que regressa à antena depois do fracassado “Juntos à Tarde”.

“Olhó Baião” tem como objetivo recuperar as audiências da SIC nas manhãs, que nos últimos meses tem caído a pique e registado mínimos. O formato tem o nome do apresentador, algo recorrente agora na SIC, que já tem “Júlia” e “O Programa da Cristina”. Provavelmente assistimos a uma nova tendência em Portugal, de colocar o nome dos apresentadores no título do formato, para mostrar uma proximidade com o espectador.

O programa de João Baião começa às 9h e termina às 12h. São 3h de emissão onde cabem momentos de música, anedotas e convidados muito especiais. O ADN deste formato é semelhante a outros de daytime dos dias de semana, o que acaba por desiludir um pouco. À partida pensaríamos que “Olhó Baião” teria jogos, mais interação com o público e mais música. A SIC optou por colocar também um 761 e até um passatempo, o “Mealheiro da Sorte”. Na estreia, foram poucas as novidades que vimos em relação a outros programas do género.

O estúdio também deixa um pouco a desejar. Apesar da aposta em cores alegres, como o laranja e o amarelo, vemos um espaço simples. Faltava algo diferente. A SIC investiu muito nos cenários de “Júlia” e “O Programa da Cristina” e deixou o Baião com um espaço muito pobre. Contudo, a alegria do apresentador é notável e confere ao programa o brilho que lhe falta em termos de cenário. Como já sabemos, Baião é uma força da natureza e tem energia para dar e vender. É isso que vemos neste programa, onde ele está na sua praia. E João já merecia um projeto a pensar em si, visto que “Grande Tarde” e “Juntos à Tarde” deixaram muito a desejar.

Esperemos que as audiências compensem a aposta da SIC, que tem a TVI segura na liderança com o “Inspetor Max” Se a SIC passar a liderar as manhãs também de fim de semana, é provável que a TVI tenha a sua vida ainda mais dificultada.


Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"

Sem comentários