Últimas Notícias

"Livro de Estante" #9 | "Os da Minha Rua", de Ondjaki



Autor(a): Ondjaki
Título Original: Os da Minha Rua, Estórias
Editora: Editorial Caminho
Páginas: 128
ISBN: 9789722118637



Curiosidades sobre o autor:
Popularmente conhecido por Ondjaki, Ndalu de Almeida nasceu no ano de 1977 em Luanda (Angola). Fez teatro amador e como hobby também tem a pintura. Tira um curso de teatro amador em Lisboa acabando a especializar-se de maneira mais profissional. Tem alguns roteiros cinematográficos da sua autoria.

Em 2007 conquista o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco exatamente com a obra que hoje vos apresento, os da Minha Rua.

Sinopse:

“Era uma tarde quase bonita numa cor amarela e castanha que o sol tinha posto dentro do apartamento pequeno deles. Serviram chá para nós, um chá aguado, mas doce, cheio de ternura. Quase ninguém tinha palavras de falar – nem eles, nem nós. Depois o camarada professor Ángel explicou-nos, com palavras um bocadinho difíceis, que a missão deles em Angola tinha terminado e que se iam embora muito em breve. O Bruno coçava a garganta e olhava para a janela, também impressionado com as cores daquele amarelo-sol. A Petra, a Romina e eu vimos a camarada professora Maria chorar escondida na cozinha e tivemos de fazer força para parar as lágrimas. O camarada professor Ángel continuava a falar e, sem querer, dizia coisas que nos emocionavam muito. Nas despedidas acontece isso: a ternura toca a alegria, a alegria traz uma saudade quase triste, a saudade semeia lágrimas, e nós, as crianças, não sabemos arrumar essas coisas dentro do nosso coração.”

Opinião:

Este conjunto de 22 contos, publicado em 2007, mostra-nos um universo aberto. Esta obra, acaba a ser uma autobiografia indireta do autor. Lugares, cheiros, sons, lembranças, são retratados neste livro.

Existe um cruzamento de tempos e espaços neste livro, graças à memória. São contos inspirados no quotidiano que, no seu todo, são um só. É um retrato da infância do autor e de todos nós.

É esta infância que no fundo une toda a gente. Temos experiências diferentes, culturas diferentes, visões diferentes, mas, o que todos na “rua” tem em comum é exatamente esta altura. Onde todos brincaram, se desenvolveram, cada um à sua maneira.

Todas estas experiências acabam a ter presentes as brincadeiras normais das crianças. Até a maneira de narrar é de criança, assim algo inocente e espontâneo, mas a entrar na fase da adolescência abordando temas como amor ou o sofrimento dos outros.

Chegando a uma parte do livro, acabamos a ver um crescimento a nível psicológico, quando ao ler pela segunda vez um texto, sente a dor presente na história. No fim de contas, este livro mostra o quanto as crianças crescem em silêncio, como mudam aos poucos e se vão apercebendo do mundo que as rodeia.

Li este livro duas vezes tal como o menino nesta história leu o seu texto, e acho que me aconteceu exatamente a mesma coisa. A primeira vez foi uma leitura leviana, acho que nem no 6º ano estava. Já a segunda deixou-me perceber o real conteúdo da história e foi uma leitura que vi com outros olhos, também mais crescidos. Por isso caros leitores desta rubrica, com a minha opinião deixo-vos um conselho.

Se existe um livro que leram quando eram mais novos que tenham vontade de reler, façam-no. Vão perceber que a história mudou um pouco.



Onde se pode comprar?

https://www.fnac.pt/Os-da-Minha-Rua-Ondjaki/a918610

https://www.wook.pt/livro/os-da-minha-rua-ondjaki/191850

https://www.bertrand.pt/livro/os-da-minha-rua-ondjaki/191850


Por: Raquel Branco

Sem comentários