"Segunda Opinião" #140- "Agora Nós": O fim de um grande programa?
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria
com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um
assunto do mundo televisivo. |
Foi anunciado a semana passada o fim do "Agora Nós". Depois da estreia em 2014, o formato vai mesmo terminar, para dar lugar a um talk show mais competitivo e capaz de enfrentar as privadas.
"Agora Nós" só tem quatro anos e meio mas já passou por muito. Iniciou-se como programa das manhãs mas após a mudança de direção da RTP foi anunciado o seu final. Após a revolta dos espectadores, o canal público decidiu encaminha-lo para as tardes, onde poucas vezes foi feliz. Mudou de produtora, teve alterações de cenário e grafismo e acabou por ficar descaracterizado. Ainda assim, o profissionalismo da equipa e dos apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, deram ao talk show uma identidade nova e diferente do que a concorrência fazia.
As audiências das tardes nunca foram positivas. O "Agora Nós" sucedeu o "Há Tarde", que rondava a média dos 14%/15% de share. Tânia e Zé Pedro poucas vezes tem ficado acima dos 10% de share nos últimos meses. Verdade seja dita: as séries em reposição no horário anterior não deixam um lead in bom e prejudicam o talk show. Os fracos resultados ditaram a decisão da RTP1.
O canal público decidiu assim investir em Tânia Ribas de Oliveira para um novo formato, deixando assim Zé Pedro de fora e colocando fim à "dupla de sonho". Mas será que um novo talk show, para o mesmo horário, será a solução ideal? E colocar Tânia Ribas de Oliveira a solo, tal como está Júlia Pinheiro e Fátima Lopes, será uma boa ideia?
Tânia Ribas de Oliveira é uma profissional de mão cheia. Já provou o seu talento, mas a questão é que a RTP pode estar a investir num formato semelhante ao da concorrência. Nada se sabe sobre esta estreia mas vale a pena refletir. A faixa das 14h15 apresenta atualmente baixas audiências, enquanto a das 15h vai concorrer diretamente com os talk show das privadas. A RTP teria duas soluções. A primeira sugere a aposta num novo "Agora Nós", a começar às 14h15 e terminar às 16h15, evitando confronto com a SIC e TVI. O horário das 16h15 às 17h30 poderia servir para a aposta num concurso ou um produto de ficção, que também faz falta à RTP desde o final de "O Sábio". A segunda opção é estrear um novo talk show, com Tânia Ribas a solo, como é intenção do canal, mas desvia-lo mais uma vez para as 14h15 ou dar-lhe menos tempo de duração: por exemplo, começar às 15h e terminar às 16h15.
A verdade é que as tardes do canal precisam de mudança. Para os fãs do "Agora Nós"- que sempre se mostraram ativos e já se juntaram para reclamar o fim do programa- será uma decisão triste. Mas em televisão tudo é uma surpresa e pode estar por vir algo muito melhor. Por enquanto, pode acompanhar até fevereiro o programa das tardes, com Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos.
Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"
Sem comentários